Câmara

Ministério da Educação vai distribuir ajuda mensal para alfabetizadores, diz ministro

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, está expondo aos deputados da Comissão de Educação e Cultura as prioridades da sua pasta. Ele disse que pretende implantar um pacto com as prefeituras para distribuir uma ajuda de custo mensal de R$ 200 para os alfabetizadores e coordenadores dessa área.

Esse programa, informou o ministro, é apoiado por 36 universidades de todo o País e conta com o apoio da presidente da República, Dilma Rousseff. “Nosso objetivo é estimular a meritocracia nas escolas. Para isso, vamos distribuir 3,3 milhões de bolsas de estudos e R$ 500 milhões para as escolas”, destacou Mercadante.

Ele disse que está discutindo várias linhas de atuação com as secretarias estaduais de Educação para reforçar o ensino médio e torná-lo mais interessante para os jovens. Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a grande expectativa dos estudantes, o ministro informou que as escolas serão cobradas para promover uma mudança curricular para tornar o ensino médio mais eficiente.

Distribuição de tablets
Segundo Mercadante, o ministério está estudando a distribuição de tablets para os professores contendo todo o material didático. “Vamos levar a internet para a sala de aula e, para isso, contaremos com o apoio do governo dos estados e municípios”, disse. O objetivo é melhorar o conhecimento dos professores, acrescentou.

O ministério da Educação também está investindo na construção de quadras esportivas, na aquisição de uniformes e de mobiliário.

Em relação ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ministro informou que mais de 2 milhões de interessados já se inscreveram nesse programa de ensino profissionalizante, em especial jovens, desempregados e mães que pretendem trabalhar.

A audiência ocorre no Plenário 10.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministério da Educação vai distribuir ajuda mensal para alfabetizadores, diz ministro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/ministerio-da-educacao-vai-distribuir-ajuda-mensal-para-alfabetizadores-diz-ministro/ Acesso em: 28 mar. 2024