Câmara

PSDB diz que nova empresa vai colocar dinheiro público no trem-bala

Deputados do PSDB criticaram a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), prevista na MP 576/12, que está sendo votada pelo Plenário. O argumento é que a empresa seria uma manobra para permitir o financiamento público do trem de alta velocidade, já que as empresas privadas não se interessaram em participar do projeto, que teve várias licitações frustradas.

"Essa obra custará pelo menos R$ 50 bilhões. Não é qualquer dinheiro, não é qualquer trocado. A proposta prevê que o governo poderá custear integralmente essa obra", criticou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

O deputado Cesar Colnago (PSDB-ES) ressaltou que, quando o Congresso votou a criação da empresa para coordenar o trem-bala (Etav), agora substituída pela EPL, havia o compromisso de que a obra não seria custeada pela União. "Foram quatro licitações e nada. Já está claro que não tem demanda que viabilize o empreeendimento", disse.

Quem saiu na defesa da proposta foi o deputado Bohn Gass (PT-RS). Ele minimizou a polêmica do trem de alta velocidade e disse que se trata de uma empresa para pensar toda a rede de transporte brasileira. "Não é só o trem, nós queremos trabalhar em uma empresa de planejamento para o futuro, é isso que o Brasil precisa."

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PSDB diz que nova empresa vai colocar dinheiro público no trem-bala. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/psdb-diz-que-nova-empresa-vai-colocar-dinheiro-publico-no-trem-bala/ Acesso em: 25 abr. 2024