Câmara

Sindicato gaúcho também é contra PL que transforma condomínio em pessoa jurídica

A superintendente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comercias (Secovi) do Rio Grande do Sul, Helena Terezinha do Amaral Gomes, manifestou-se contra o Projeto de Lei 80/2011.

Ela destacou que existem mais de 200 mil condomínios no Brasil, com diferentes estruturas, dos mais nobres aos mais simples. Segundo a expositora, como a proposta torna facultativo ao condomínio tornar-se pessoa jurídica, isso vai provocar um tratamento desigual entre os eventuais optantes e não optantes.

Helena Gomes também afirmou que, ao tornar-se pessoa jurídica, o condomínio e, consequentemente, os condôminos vão ter mais gastos com contabilidade formal e registro de todos os atos no Cartório de Registros Especiais, por exemplo. Ela também alertou sobre o risco de que o ingresso das cotas de condomínios passe a ser considerada receita para fins tributários.

A audiência continua no Plenário 14.

Continue acompanhando esta cobertura.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sindicato gaúcho também é contra PL que transforma condomínio em pessoa jurídica. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/sindicato-gaucho-tambem-e-contra-pl-que-transforma-condominio-em-pessoa-juridica/ Acesso em: 19 abr. 2024