Câmara

Debatedores apontam entraves para a difusão da tecnologia agropecuária

Alexandra Martins
Audiência Pública: Integração da Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural
A audiência faz parte dos eventos da Segunda Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária.

A população brasileira não usufrui dos benefícios da tecnologia agropecuária. Como resolver isso é o grande desafio que foi debatido em audiência pública, promovida pela Comissão de Agricultura com representantes da Embrapa e dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Na opinião dos debatedores, os entraves que impedem a integração entre as políticas públicas voltadas para a agricultura são grandes. De acordo com o último Censo Agropecuário, de 2006, o Brasil tinha 5,2 milhões de propriedades rurais. Desses, apenas 983 mil usavam alta tecnologia. A concentração é ainda maior quando se leva em conta que cerca de 500 mil propriedades com acesso a tecnologias modernas foram responsáveis por 86% de toda renda agrícola de 2006.

Embrapa
Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, há necessidade de pesquisa, principalmente diante de um novo entrave. Ele argumenta que, com o novo Código Florestal, não será possível ampliar muito as áreas de produção, chamadas por Lopes de produção no sentido horizontal. “Assim, trazer para o processo produtivo esse contingente enorme de produtores é um caminho inteligente e racional, que nós temos que perseguir da maneira mais planejada e inteligente possível", explica.

A Embrapa trabalha em parceria com as organizações estaduais de pesquisa agropecuárias. Juntas essas organizações já desenvolveram dois mil projetos e pesquisas em 230 laboratórios.

No entanto, para o representante do Ministério da Agricultura, Helinton José Rocha existe uma falta de interlocução entre os agentes destinados a facilitar o acesso à pesquisa. Ele ressalta que parte do desafio está em fortalecer o sistema de pesquisa agropecuária. “Isso por si demanda um fortalecimento orçamentário da própria pesquisa em preparar e organizar as informações. Até porque existe atualmente um grande acesso a informações, inclusive na internet.”, explica.

Produtividade

Calcula-se que a produtividade dos agropecuaristas que recebem suporte de pesquisadores triplica. No caso da agricultura familiar, contudo, acredita-se que a pesquisa agrícola chega aumentar em até quatro vezes a produtividade.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, o governo tem implementado parcerias com estados e municípios por meio da política nacional de assistência técnica e extensão rural. Para ele, a dificuldade está em articular melhor essa política com a inovação tecnológica para que o agricultor acesse essas inovações que aumentam a produtividade.

Para o deputado Zé Silva (PT-MG), que sugeriu a realização da reunião, a solução pode estar próxima. Ele recorda que, em 2011, a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou a intenção criar uma empresa brasileira de assistência técnica e extensão rural. “Aguardamos que até o final desse ano ela crie essa empresa nacional", reivindica o deputado.

A audiência pública da Comissão de Agricultura faz parte dos eventos da Segunda Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária, que vai até esta sexta-feira (9).

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Debatedores apontam entraves para a difusão da tecnologia agropecuária. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/debatedores-apontam-entraves-para-a-difusao-da-tecnologia-agropecuaria/ Acesso em: 28 mar. 2024