Planalto

Ministério da Agricultura apresenta novas tecnologias em exposição agropecuária no RS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa da 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer) – a maior exposição agropecuária da América Latina. Estão previstas diversas atrações e atividades ao longo do evento, que será realizado de sábado (27) a 4 de setembro, em Esteio (RS).

Na próxima segunda-feira (29), o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) promove duas palestras sobre o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Entre os temas abordados estão a legislação pertinente. Os requisitos para adesão ao programa serão apresentados a representantes de prefeituras, secretarias e interessados em geral.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) será tema de uma reunião com o grupo gestor estadual, na terça-feira (30). Na mesma data, ocorrerá um encontro da Comissão Estadual da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul. Os dois eventos serão promovidos pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA/RS).

As perspectivas internacionais para o agronegócio serão abordadas pelo coordenador-geral do Departamento de Economia Agrícola (Deagri) do Ministério da Agricultura, Marcelo Guimarães, na próxima quarta-feira (31). A programação do dia inclui, ainda, uma reunião ordinária da Câmara Setorial de Culturas de Inverno.

Na quinta-feira, 1º de setembro, o secretário de Política Agrícola do ministério, José Carlos Vaz, falará sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, que prevê recursos de R$ 107,2 bilhões. A programação do dia seguirá com um painel sobre a qualidade dos insumos agropecuários, promovido pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA).

Este ano, o Ministério da Agricultura estará presente no evento com dois estandes institucionais – a Casa do Ministério e a Casa da Tecnologia. O primeiro ficará ao lado da praça principal e funcionará como um posto de atendimento aos visitantes.

Na Casa da Tecnologia – uma construção de 700 metros quadrados localizada em frente à pista central –, serão realizados cursos e palestras. Também serão apresentados produtos, serviços e tecnologias do ministério e dos órgãos vinculados, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RS).

Embrapa

Cinco unidades da Embrapa vão participar da Expointer – Trigo, Pecuária Sul, Uva e Vinho, Clima Temperado e Suínos e Aves. Os visitantes poderão conhecer novas tecnologias e participar de palestras técnicas, além de degustar produtos como geléias, sucos, pães e embutidos.

A Embrapa Clima Temperado apresentará um trio de novas cultivares de batata-doce e demonstrará como são feitas as análises da produção industrial de leite no Lableite, laboratório que acaba de ser certificado pelo ministério e integra a Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

No estande da Embrapa Pecuária Sul, os visitantes poderão conhecer o ciclo de vida do carrapato-do-boi, parasita responsável por perdas nos rebanhos do Sul do Brasil, e receber recomendações técnicas para o controle da infestação.

As estratégias para o convívio com a pérola-da-terra, considerada a mais danosa praga da videira no Brasil, serão apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho. A unidade também levará para a exposição uma sidra elaborada pelo processo Charmat – com a fermentação em autoclaves de aço inoxidável –, à base de fermentado natural de maçã Gala, cultivada em pomares experimentais da instituição.

Uma nova cultivar de trigo com ciclo superprecoce será levada pela Embrapa Trigo. Já a Embrapa Suínos e Aves vai demostrar como funciona o Sistema de Tratamento de Dejetos da Suinocultura.

Expointer

A 34ª Expointer será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, uma área de 141 ha localizada a 25 km de Porto Alegre. O tema desta edição é a inovação e a qualidade como fatores que impulsionam o agronegócio.

No evento serão colocados em exposição quase seis mil animais de 151 raças. Cerca de três mil expositores estarão presentes e mais de 400 atividades serão realizadas, entre palestras, seminários e atrações. A expectativa dos organizadores é repetir o bom desempenho do ano passado, quando o faturamento total foi de R$ 1,1 bilhão.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Agricultura 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministério da Agricultura apresenta novas tecnologias em exposição agropecuária no RS. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/ministerio-da-agricultura-apresenta-novas-tecnologias-em-exposicao-agropecuaria-no-rs/ Acesso em: 25 abr. 2024