Planalto

Embratur foca promoção internacional do Brasil na América do Sul

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, afirmou na última terça-feira (16) que a América do Sul é prioridade imediata e será o foco das ações de promoção turística internacional do Brasil. A informação foi divulgada durante a 20ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur).

“Nossa intenção é começar, desde agora, uma forte campanha para que tenhamos o melhor verão dos últimos anos, e os turistas da América do Sul são peças fundamentais para alcançarmos esse resultado”, disse Dino.

Dentre as ações previstas para a América do Sul estão a ampliação do número de Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que são uma espécie de “braço” de atuação da Embratur nos mercados. Antes, o instituto contava com apenas um EBT. A previsão é que mais dois sejam criados.

Para Flávio Dino, o trabalho dos EBTs é estratégico e vai auxiliar na identificação de novas demandas turísticas e no estreitamento do contato com os agentes locais de turismo, proporcionando maior comercialização dos destinos brasileiros.

Além de ampliar a atuação in loco, o planejamento para os mercados sul-americanos também prevê estratégias de divulgação para aproveitar as grandes feiras e alcançar o público final. Ainda estão incluídos no plano de trabalho o treinamento de agentes de viagens e a criação de novos produtos e peças publicitárias.

O presidente da Embratur ressaltou que a intensificação da promoção na América do Sul não representa um abandono do trabalho de divulgação dos destinos promovidos em outros países emissores de turistas. “Vamos seguir toda a agenda de eventos e feiras internacionais previstas para o segundo semestre”, afirmou.

Ações do mês

Durante todo o mês de agosto, diversas ações estão sendo realizadas para que os destinos turísticos do Brasil sejam inseridos na prateleira de compras dos turistas da América do Sul.

Profissionais da revista Para Ti, uma das principais publicações voltadas para o público feminino da Argentina, estarão na Bahia entre 10 e 17 de agosto. Praia do Forte, Salvador e Morro de São Paulo foram os cenários escolhidos para a produção de cinco editoriais de moda. As páginas das revistas trarão, além das imagens, informações turísticas dos destinos.

Entre 19 e 21 de agosto, por meio do Comitê Descubra Brasil, destinos turísticos brasileiros serão apresentados durante a Exponovios, que acontece em Santiago, no Chile. Em sua 17ª edição, o evento conta com todos os serviços e produtos para o planejamento de casamentos. São mais de 120 expositores, entre eles companhias aéreas, agentes de viagem e representantes de destinos internacionais.

Outra iniciativa trará seis jornalistas da Argentina para Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Recife, em Pernambuco. A press trip, organizada pelo Comitê Visit Brasil, acontecerá entre 21 e 16 de agosto. O objetivo é fazer com que os profissionais de imprensa conheçam esses cartões-postais do País.

Peru

A Embratur promoveu na terça-feira (16), em Lima, no Peru, o workshop Brasil Destino Sensacional. O evento, que contou com parceria da Embaixada do Brasil no Peru e do Comitê Descubra Brasil, reúne agentes de viagens, operadores de turismo do mercado peruano e imprensa especializada.

Além da apresentação do Brasil como destino turístico, o workshop conta com a participação de 12 secretarias estaduais de turismo: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para divulgar os destinos brasileiros aos turistas do Peru, cinco jornalistas, todos profissionais de importantes publicações peruanas, visitarão o País entre 18 e 21 de agosto para conhecer o estado de São Paulo.

Em 2010, o Brasil recebeu 80 mil turistas peruanos, atraídos principalmente pelas praias e o povo (41%), a natureza (13%) e o clima (10%) do País. Atualmente, 57 voos semanais (com oferta de quase 9 mil assentos) partem da capital, Lima, rumo ao Brasil, tendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Foz do Iguaçu como principais destinos.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Turismo 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Embratur foca promoção internacional do Brasil na América do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/embratur-foca-promocao-internacional-do-brasil-na-america-do-sul/ Acesso em: 26 abr. 2024