Planalto

Brasil e EUA lançam iniciativa para sustentabilidade urbana

As ministras do Meio Ambiente do Brasil e dos Estados Unidos, Izabella Teixeira e Liza Jackson, dando seguimento às tratativas mantidas entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, durante recente visita oficial ao Brasil, reforçam o compromisso dos dois países em fortalecer a colaboração em matéria de meio ambiente, dando especial ênfase às questões voltadas para a sustentabilidade urbana.

Destacam os ganhos mútuos gerados pela profícua cooperação ambiental entre Brasil e Estados Unidos, especialmente no âmbito da Agenda Comum de Meio Ambiente e no Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Mudança do Clima, e concordaram em lançar a Iniciativa Conjunta Brasil-Estados Unidos para Sustentabilidade Urbana (JIUS, da sigla em inglês), como plataforma de ações voltadas para os desafios e oportunidades do desenvolvimento de infraestruturas urbanas que promovam o desenvolvimento sustentável com benefícios econômicos, ambientais e sociais.

A ministra Izabella e a administradora Lisa Jackson reconhecem o momento oportuno para o lançamento dessa Iniciativa Conjunta, tendo em vista a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016.

Expressam sua satisfação com o apoio recebido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que acolheu essa Iniciativa e assumiu, em parceria com os governos federal e estadual, o indelegável papel de dar início à sua implementação. Lembram que a JIUS é um iniciativa de colaboração entre dois países, que tem seu êxito assegurado no momento em que há o envolvimento efetivo da comunidade à qual é direcionada.

Salientam que, ao aproveitar os investimentos públicos e privados planejados para grandes eventos mundiais, esta iniciativa entre Brasil e Estados Unidos servirá de modelo para tomadores de decisão e interessados em oportunidades de investimento e estratégias que não só atendam as necessidades de tais eventos, mas também levem em conta as metas de sustentabilidade urbana e gerem benefícios à população.

Conscientes de que ambos os países enfrentam o desafio de alcançar uma mais elevada qualidade de vida em seus territórios, por meio de um padrão de desenvolvimento que atenda às necessidades sociais e ambientais das gerações presentes e futuras, coincidem sobre a importância de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável como um meio de gerar crescimento econômico, de criar emprego decente, de erradicar a pobreza e de proteger o meio ambiente. Nesse sentido, reiteram a importância da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ser realizada no Rio de Janeiro, em 2012, e comprometem-se a trabalhar em estreita coordenação para assegurar o seu sucesso.
 

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Meio Ambiente
 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brasil e EUA lançam iniciativa para sustentabilidade urbana. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/brasil-e-eua-lancam-iniciativa-para-sustentabilidade-urbana/ Acesso em: 28 mar. 2024