Planalto

Embratur quer promover Brasil como destino turístico de luxo

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) quer apresentar o Brasil como destino de luxo para operadores especializados no segmento. A ideia será colocada em prática durante a Virtuoso Travel Mart 2011, evento anual focado no segmento de turismo de luxo e dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do turismo internacional. O encontro acontece entre 14 e 19 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

No mesmo período, acontece o Annual Destination Showcase Dinner, voltado aos destinos turísticos que têm interesse em obter contato exclusivo com agentes de viagens especializados. Na ação, a Embratur compartilhará uma mesa com oito profissionais potenciais à comercialização dos destinos brasileiros.

Percebendo a importância do segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo, a Embratur criou a partir de acordo de Cooperação Técnica com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), em 2009, o Clube de Produtos de Turismo de Luxo. O objetivo do clube é apoiar ações de promoção e comercialização do País como destino de luxo no mercado internacional.

Segundo relatório da International Luxury Travel Market, baseado em dados da Organização Mundial do Turismo, turistas de luxo correspondem a 3% do movimento turístico mundial, representando 25% dos gastos em viagens internacionais.

O estudo também mostra que o segmento gerou 25 milhões de viagens no mundo e US$ 180 bilhões, ou US$ 7.200, em gastos por viagem. O gasto médio diário do turista de luxo é, em média, oito vezes maior que dos turistas convencionais.

Nas últimas duas décadas, o segmento de luxo começou a atrair investimentos, constituindo-se um mercado novo e lucrativo. De acordo com o relatório elaborado pela MCF Consultoria sobre o Panorama Mundial do Mercado de Luxo, o segmento cresceu entre 12% e 18% anualmente nesta última década, apresentando taxas de crescimento superiores nos países emergentes, como China e Rússia.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Turismo 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Embratur quer promover Brasil como destino turístico de luxo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/embratur-quer-promover-brasil-como-destino-turistico-de-luxo/ Acesso em: 19 abr. 2024