Senado

Vanessa Graziotin critica proposta de tornar o Banco Central independente

Da Redação e Da Rádio Senado

A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) criticou a proposta de candidatos à Presidência da República de tornar independente o Banco Central. Para a senadora, um banco central autônomo não é uma simples questão de gestão administrativa, mas um conceito neoliberal que teria como consequências juros elevados, arrocho salarial e recessão.

Garantir a autonomia do Banco Central significa o governo abrir mão de sua condição de definir os rumos da nação, os rumos do país, ou seja: um governo que foi legitimamente eleito pela maioria do povo brasileiro passaria as rédeas da nação, o poder decisório a um conjunto de tecnocratas dirigentes do Banco Central do Brasil – disse a senadora.

A maioria desses dirigentes, no entendimento de Vanessa Grazziotin, é ligada ao mercado fionanceiro e aos ricos. Com o Banco Central no controle da política monetária, restaria ao governo administrar os recursos dos impostos e as grandes decisões seriam tomadas pelos dirigentes do banco.

Para Vanessa Grazziotin, a população precisa entender o que significam as propostas dos candidatos e analisar que impactos terão sobre a sua vida. Ela disse acreditar que o voto não deve ser em pessoas, mas em programas.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Vanessa Graziotin critica proposta de tornar o Banco Central independente. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/vanessa-graziotin-critica-proposta-de-tornar-o-banco-central-independente/ Acesso em: 19 abr. 2024