MPF

Universidade Federal do Pará reserva vagas para índios do país inteiro

Estão abertas até o dia 11 de setembro as inscrições para índios de todo o país que queiram estudar na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em cada curso ofertado, serão reservadas duas vagas específicas para indígenas. Como vários deles são oferecidos em mais de um campus, o número total é de vagas é de aproximadamente 240. Os interessados devem acessar o site da instituição.

A ideia é que as organizações indígenas indiquem os candidatos e os cursos de graduação nos quais eles, estrategicamente, precisam formar profissionais, como áreas de saúde, direito, educação e ciências agrárias. Segundo a secretária-geral da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Jane Felipe Beltrão, a criação dessas vagas reforça a política de afirmação indígena e enriquece o diálogo entre as populações e a troca de conhecimentos com os não-índios.

Para divulgar o edital de seleção e discutir o ingresso na UFPA foram realizadas quatro reuniões nesta semana nos municípios onde haverá provas para indígenas: Altamira, Marabá, Santarém e Belém. Os eventos contaram com o apoio de lideranças indígenas, do Ministério Público Federal, do Conselho Indigenista Missionário – Regional Norte II (CIMI), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Ford e de pesquisadores da universidade.

Processo seletivo – Os índios não precisarão prestar vestibular. Eles serão avaliados por meio de análise de histórico escolar, entrevista e terão de escrever uma redação. Também será requerida a apresentação de documento, emitido por autoridade indígena, que comprove o pertencimento do candidato a alguma etnia. Confira aqui mais detalhes.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Pará
Fones: (91) 3299.0148 / (91) 3299.0177 / (91) 9999.8189 / (91) 8212.9526
Twitter: @MPF_PA

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Universidade Federal do Pará reserva vagas para índios do país inteiro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/universidade-federal-do-para-reserva-vagas-para-indios-do-pais-inteiro/ Acesso em: 19 abr. 2024