Lava Jato: ex-deputado federal Pedro Corrêa é condenado a 20 anos de prisão | Portal Jurídico Investidura - Direito

Lava Jato: ex-deputado federal Pedro Corrêa é condenado a 20 anos de prisão

O ex-deputado Federal e ex-presidente do Partido Progressista (PP), Pedro Corrêa, que já havia sido cassado em 2006 por seu envolvimento no escândalo do Mensalão, foi condenado hoje a 20 anos e 7 meses de prisão em regime fechado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em ação penal que tramita perante a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Além do ex-parlamentar, foram condenados seu assessor Ivan Vernon Gomes Torres Jr e Rafael Ângulo Lopez, funcionário de Alberto Youssef, pelas respectivas atuações no processo de lavagem do dinheiro sujo destinado a Pedro Corrêa. Como Lopez firmou acordo de colaboração premiada com o MPF, o cumprimento de sua pena se dará no assim denominado “regime aberto diferenciado”.

A denúncia foi proposta em maio deste ano. Na ocasião, também foram propostas outras acusações contra agentes políticos.

De acordo com a sentença, Pedro Corrêa foi um dos políticos do PP que intercederam pela nomeação e pela manutenção de Paulo Roberto Costa no cargo de diretor de abastecimento da Petrobras a fim de que este conduzisse esquema de corrupção na estatal em benefício de integrantes do partido. O juízo reconheceu que a prática do crime corrupção envolveu o recebimento, por Pedro Corrêa, de repasses mensais de propina, entre 2006 e 2012, que totalizaram pelo menos R$ 11,7 milhões.

Lava Jato - Acompanhe todas as informações oficiais do MPF sobre a Operação Lava Jato no site www.lavajato.mpf.mp.br. As medidas contra a corrupção sugeridas pelo MPF estão disponíveis em www.10medidas.mpf.mp.br.

Íntegra da denúncia do MPF.

Íntegra da sentença.

 

Assessoria de Comunicação - Ascom
Procuradoria da República no Estado do Paraná

Atendimento à imprensa
Fones: 41. 3219-8843/ 3219-8870/ 8852-7555
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: www.prpr.mpf.mp.br
Twitter: www.twitter.com/MPF_PRPR



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Lava Jato: ex-deputado federal Pedro Corrêa é condenado a 20 anos de prisão. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 04 Nov. 2015. Disponível em: investidura.com.br/noticias/228-mpf/333671-lava-jato:-ex-deputado-federal-pedro-correa-e-condenado-a-20-anos-de-prisao. Acesso em: 20 Jul. 2018

 

ENVIE SEU ARTIGO