MPF

Caravana da Esperança, realizada pelo MPF/RO, leva autoridades de Rondônia a aldeia indígena

Na última sexta-feira, 23 de outubro, o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) conseguiu levar praticamente todas as autoridades de Rondônia à aldeia Roosevelt, do Povo Cinta Larga. Para o procurador da República Reginaldo Trindade, idealizador da Caravana da Esperança, o evento foi um sucesso. A visita de cerca de 300 autoridades à aldeia é um fato inédito no estado.

Estavam presentes o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice-governador do estado, Daniel Pereira, os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz, três deputados federais, o presidente da Assembleia Legislativa (Aler), Maurão de Carvalho, doze deputados estaduais, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Gilberto Barbosa, juízes, promotores de Justiça, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a reitora da Universidade Federal, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, diversos secretários de Estado, prefeitos, vereadores e inúmeras autoridades administrativas e personalidades do Estado, inclusive a liderança indígena Almir Suruí, reconhecido nacional e internacionalmente como defensor de seu povo e das comunidades indígenas do país.

Todas essas autoridades e outras, num total de cerca de trezentas pessoas, reuniram-se na praça central de Espigão D’Oeste e de lá partiram, em comboio de mais de trinta camionetes, além de um helicóptero e dois aviões, para a terra indígena Roosevelt, do povo Cinta Larga.

Na aldeia, foram realizados ritos indígenas e não indígenas. O MPF e o governo de Rondônia assinaram um protocolo de interesses pelo qual o Poder Executivo Estadual se declara parceiro do MPF e do Grupo Clamor (Cinta Larga: Amigos em Movimento pelo Resgate) e expressa seu apoio à luta para tentar assegurar os direitos humanos fundamentais da comunidade tradicional. Também foi assinado um Termo de Adesão à Carta de Parlamentares do Brasil em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga pelo senador Acir Gurgacz, vários deputados federais e estaduais, além de vereadores presentes ao evento.

A expedição contou com apoio do governo de Rondônia, da Funai em Cacoal, da Aler, das prefeituras de Espigão D’Oeste e Pimenta Bueno, do Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI-Vilhena) e vários outros parceiros.

O lema da caravana foi “Conhecer para ajudar” e o seu objetivo foi, nas palavras de Reginaldo Trindade, “levar as autoridades e pessoas para conhecer a triste realidade do povo indígena e, com isso, alcançar novos importantes parceiros nessa luta tão difícil, mas tão justa. Conseguimos hoje algo inédito no país. É um alento para a nossa batalha para tentar reverter a centenária história de indignidades que aflige os Cinta Larga”.

No final do evento o presidente da Aler, deputado Maurão de Carvalho, disse que o parlamento estadual, através de todos os deputados, destinaria 1,2 milhão de reais para ajudar os índios e índias cintas largas. Na mesma linha, o deputado federal Lindomar Garçon disse que remeteria emenda parlamentar de 200 mil reais para o mesmo fim.

“Superamos todos os limites. Era para ser um evento precipuamente simbólico, que pudesse tocar o coração de quem participou, mas conseguimos muito mais. Já obtivemos parcerias concretas e efetivas em prol desse povo, que tanto precisa”, finalizou Reginaldo Trindade.

Confira aqui algumas das palavras ditas pelo procurador Reginaldo Trindade durante o evento.
 

Notícias relacionadas:

MPF/RO realiza nesta sexta-feira a Caravana da Esperança

MPF/RO e instituições parceiras promovem a 2ª Ação Social Cinta Larga

Governador de Rondônia assina Carta de Apoio a Indígenas Cinta Larga

MPF/RO: Parlamentares de Rondônia assinam carta de apoio a indígenas Cinta Larga

 

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal em Rondônia

(69) 3216-0511 / 8431-9761

prro-ascom@mpf.mp.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Caravana da Esperança, realizada pelo MPF/RO, leva autoridades de Rondônia a aldeia indígena. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/caravana-da-esperanca-realizada-pelo-mpf-ro-leva-autoridades-de-rondonia-a-aldeia-indigena/ Acesso em: 19 mar. 2024