MPF

Zelotes: força-tarefa executa 33 mandados nesta segunda-feira (26)

A força-tarefa que investiga suspeitas de manipulações em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) executa nesta segunda-feira, 26 de outubro, uma série de medidas invasivas com o objetivo de aprofundar a apuração dos crimes contra o fisco. No total, são 33 mandados, sendo seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de conduções coercitivas (quando a pessoa é compulsoriamente conduzida para prestar esclarecimentos). As medidas foram determinadas pela juíza federal Célia Regina Og Bernardes, a pedido do grupo formado pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Receita Federal e Corregedoria do Ministério da Fazenda.

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em São Paulo, no Piauí e no Maranhão. A operação conta com a participação de cerca de 100 policiais federais e de 30 servidores e servidoras da Receita Federal. De acordo com a força-tarefa, o que motivou as medidas incluídas nesta fase da Operação Zelotes foi a descoberta de que a atuação da organização criminosa não se restringia à manipulação de julgamentos no tribunal administrativo, ligado ao Ministério da Fazenda.

As investigações revelaram indícios de que a atuação do grupo incluía negociações fraudulentas com o objetivo de conseguir incentivos fiscais para empresas que participavam do esquema. A partir de práticas como corrupção, o grupo teria conseguido a aprovação de leis que acabaram beneficiando pessoas e empresas específicas.

A Operação Zelotes – deflagrada em março deste ano – investiga a prática dos seguintes crimes: tráfico de influência, corrupção, da modalidade ativa e passiva, associação e organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os alvos da investigação são contribuintes, consultores/as – responsáveis por intermediar o esquema – e conselheiros/as do Carf.

Assessoria de ComunicaçãoProcuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5459 / 5458
www.prdf.mpf.mp.br
prdf-ascom@mpf.mp.br

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Zelotes: força-tarefa executa 33 mandados nesta segunda-feira (26). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/zelotes-forca-tarefa-executa-33-mandados-nesta-segunda-feira-26/ Acesso em: 18 mar. 2024