MPF

Recursos do Fundeb devem ser corretamente aplicados em Conceição do Lago Açu (MA)

O Ministério Público Federal no Município de Bacabal (MA) recomendou à prefeita, Marly dos Santos Sousa, e ao secretário de Educação, Adilson Vieira, do Município de Conceição do Lago Açu (MA), que apliquem corretamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com investigação realizada pelo MPF, o Município de Conceição do Lago Açu não estaria aplicando adequadamente os recursos destinados unicamente à remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

A Constituição Federal e a legislação ordinária estabelecem a valorização dos educadores e garantem que, pelo menos, 60% das verbas repassadas pelo Fundeb sejam reservadas para remuneração de professores e profissionais que estejam diretamente ligados ao exercício da docência.

Dessa forma, a PRM/Bacabal recomendou à Secretaria de Educação de Conceição do Lago Açu que utilize a reserva do Fundeb exclusivamente para o pagamento dos professores, evitando eventuais desvios de finalidade do recurso no município.

Foi recomendado ainda que publiquem, com ampla divulgação entre os profissionais e as unidades de ensino no município, quais valores e critérios de ordem objetiva são observados para a concessão de cada gratificação paga com recursos do Fundeb.

O MPF/MA fixou o prazo de 60 dias para que os gestores municipais comprovem as medidas adotadas em resposta ao pedido. O descumprimento das recomendações pode gerar medidas administrativas e judiciais cabíveis aos responsáveis.
 

 

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7100
E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_MA



 

 

 

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Recursos do Fundeb devem ser corretamente aplicados em Conceição do Lago Açu (MA). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/recursos-do-fundeb-devem-ser-corretamente-aplicados-em-conceicao-do-lago-acu-ma/ Acesso em: 19 abr. 2024