MPF

MPF/ES participa de VI Encontro Nacional de Memoriais

 

Com o apoio do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realiza nesta quinta e sexta-feiras, dias 15 e 16, o VI Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES) também é parceiro na realização do evento, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

A abertura do evento aconteceu nesta quinta e contou com a apresentação do coral da Justiça Federal (JF/ES), que preparou um repertório com clássicos da música popular brasileira. A apresentação cultural foi seguida pela composição da mesa de honra, com a participação do procurador-geral de Justiça do MPES, Eder Pontes da Silva; do procurador-chefe do MPF/ES, Julio de Castilhos; do procurador-chefe do MPT/ES, Estanislau Tallon Bozi; do procurador de Justiça Militar e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Pereira Duarte; e da promotora de Justiça Sabrina Coelho Machado Fajardo.

O procurador-chefe MPF/ES, Julio de Castilhos, ressaltou a importância da conservação da memória. “A importância desse trabalho é fundamental em um país que não tem memória. Cada iniciativa que busque preservar a memória, seja oral, documental é muito importante. Que isso seja esquematizado e, se esse é o objetivo do evento, estou aqui para vos aplaudir”, disse. Servidores da coordenação de Administração, da Biblioteca e da Divisão de Gestão de Pessoas da PR/ES estão participando do evento.

Também na mesa de honra, o procurador de Justiça Militar e conselheiro CNMP, Antônio Pereira Duarte, saudou os presentes e ressaltou que a memória é um resgate de uma identidade que precisa ser permanentemente cultivada. "Infelizmente, nosso país não tem tido o compromisso do cultivo da sua memória, seus símbolos e seus hinários. O VI Encontro Nacional de Memoriais é a oportunidade de dar continuidade àquele compromisso que o Ministério Público brasileiro deve ter com sua memória”, avaliou.

 

Duarte também ponderou que o Ministério Público, como órgão de defesa da sociedade, onde esta deposita sua confiança, precisa fazer o seu dever para exigir que outras instituições o façam. "Isso demanda do Ministério Público o desenvolvimento de uma cultura de preservação da sua história", salientou.

Missão –
O procurador-geral de Justiça do MP/ES falou da necessidade de manter o trabalho do Ministério Público firme em momentos de crise. “Não tenho dúvida de que estamos passando por uma crise ética, moral, financeira que tem abalado a todos nós. Mas não podemos deixar que nada disso atrapalhe os nossos propósitos. A principal missão do Ministério Público Brasileiro é defender os interesses da sociedade, que é a destinatária de nossas ações. Nada disso pode atrapalhar nossa principal missão”, analisou.

O primeiro dia de evento contou com um workshop do artista plástico, designer e diretor do Museu da Vale, Ronaldo Barbosa, e da historiadora Élida Gagete. Eles ministraram a palestra "Espaço museal e expografia: lugares da memória". Os palestrantes expuseram uma fundamentação teórica sobre memória empresarial, tratando de conceitos, surgimento, desenvolvimento e aplicações. Em seguida, apresentaram diversos exemplos de espaços museais de memória que desenvolveram juntos no Espírito Santo e no Brasil, como o Centro de Documentação Histórica da Garoto, o Espaço Livro Aberto CST, o Centro de Memória Águia Branca e o Museu da Liturgia em Tiradentes, Minas Gerais.

Programação – A programação do “VI Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público” continua na sexta-feira, 16 de outubro, com a oficina de “Audiovisual com enfoque em Memória Oral”, com o palestrante Marcelo Nogueira de Siqueira, mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também haverá apresentações culturais e uma mesa voltada para a área de comunicação.
 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Espírito Santo
E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br
Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489
www.twitter.com/MPF_ES

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/ES participa de VI Encontro Nacional de Memoriais. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-es-participa-de-vi-encontro-nacional-de-memoriais/ Acesso em: 18 abr. 2024