MPF

MPF/PI: Justiça decreta indisponibilidade de bens de ex-secretário de Infraestrutura

A Justiça Federal acatou parcialmente o pedido do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) e decretou, em liminar, a indisponibilidade dos bens do ex-secretário de Infraestrutura do Piauí Antônio Avelino Rocha, do ex-diretor da Unidade de Engenharia Osvaldo Leôncio da Silva Filho, do ex-superintendente de obras e serviços de engenharia da Seinfra Severo Maria Eulálio Filho e a Construtora Sucesso, até o limite de R$ 1.510.772,23. Eles estão envolvidos em irregularidades na utilização de recursos federais destinados à construção do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato. Por meio de convênio, a União repassou para a Secretaria de Infraestrutura do estado recursos que totalizaram R$ 12.871.769,49.

Segundo exames laboratoriais, não foi feita o peneiramento da areia para a construção da pista de pouso e decolagem do aeroporto, o que provoca a contaminação com material orgânico. Além disso, a massa asfáltica da pista de pouso está causando a desagregação do pavimento, o que diminui sua vida útil e pode afetar a segurança de voo. Também foram apontados superfaturamento, pagamentos indevidos e serviços executados fora da especificação do projeto básico e baixa qualidade do material empregado.

O MPF também requereu, em outra ação civil pública, a suspensão da homologação de funcionamento até que as obras asfálticas das pistas e serviços conexos do Aeroporto de São Raimundo Nonato sejam refeitos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI)
Email: prpi-ascom@mpf.mp.br
Fones: (86) 3214-5925/5987
Twitter@MPF_PI
Facebook: Ministério Publico Federal – MPF

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/PI: Justiça decreta indisponibilidade de bens de ex-secretário de Infraestrutura. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-pi-justica-decreta-indisponibilidade-de-bens-de-ex-secretario-de-infraestrutura/ Acesso em: 28 mar. 2024