MPF

MPF/RJ garante restauração do Convento São Bernardino de Sena em Angra dos Reis

 

Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Angra dos Reis (MPF/RJ), a Justiça Federal determinou que o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dê início, no prazo máximo de 90 dias, às obras de restauração e conservação do Convento São Bernardino de Sena. São réus na ação, além do Iphan, a prefeitura de Angra dos Reis e a União.

A Justiça Federal, após a análise da investigação feita pelo MPF, concluiu que resta evidente o total descaso dos réus no tratamento do imóvel histórico, sendo notórios a avançada deterioração e o risco de iminente desabamento, realidade esta corroborada por vários laudos técnicos. Influiu também na decisão a existência de construções ilegais oriundas da urbanização desordenada que desrespeitaram a distância limítrofe que deve ser guardada em relação ao Convento, havendo, inclusive, risco para a permanência daquelas no local. 

Para a procuradora da República Monique Cheker, "a triste situação do Convento São Bernardino de Sena revela um dos piores casos de omissão abusiva dos poderes públicos com o seu próprio patrimônio, usurpando da população o conhecimento sobre sua história e cultura".


Santuário –
O Convento de São Bernardino de Sena e a Capela da Ordem Terceira começaram a ser construídos em 1758 e a inauguração ocorreu em 1763. É um dos santuários mais antigos do Brasil e foi local de importantes festas religiosas do século XVIII. As ruínas foram tombadas pelo Iphan em 1954.

Processo nº 0114486-71.2015.4.02.5111


Confira a íntegra da ação aqui e da decisão aqui
 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br

https://twitter.com/MPF_PRRJ

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/RJ garante restauração do Convento São Bernardino de Sena em Angra dos Reis. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-rj-garante-restauracao-do-convento-sao-bernardino-de-sena-em-angra-dos-reis/ Acesso em: 29 mar. 2024