MPF/CE move ação de improbidade administrativa contra Central Única de Favelas | Portal Jurídico Investidura - Direito

MPF/CE move ação de improbidade administrativa contra Central Única de Favelas

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou ação de improbidade administrativa contra a Central Única de Favelas de Fortaleza (Cufa) e o ex-coordenador-geral da instituição Eduardo Lima Magalhães. A ação, movida pelo procurador regional da República Francisco Macedo Filho, demonstra que a organização se omitiu de prestar de contas de recursos federais.

Consta na ação que o repasse da verba pelo governo foi acordado em um Termo de Parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). A verba era destinada ao projeto "Na Limpeza - Construindo Mediadores de Vida", cujo objetivo era a articulação de uma rede de convivência familiar e comunitária em defesa dos direitos humanos.

O MPF apurou que, em 2012, por duas vezes a Secretaria de Direitos Humanos notificou a CUFA/CE solicitando a prestação de contas. Na ocasião, o gestor da organização, Eduardo Lima Magalhães, pediu ao Tribunal de Contas mais tempo para a regularizar a situação. Contudo, mesmo com prazo prolongado, a prestação de contas não foi enviada.

O objetivo da prestação de contas é demonstrar a correta aplicação dos recursos transferidos e a sua realização é obrigatória para qualquer pessoa física ou jurídica que receba recursos da União. Ela é um dos mecanismos de controle dos convênios e contratos de repasses do governo. "O gestor não atendeu o dever de lealdade com a administração pública, uma vez que se espera dos agentes públicos o cumprimento fiel da lei e uma boa representação dos interesses dos órgãos públicos", afirma procurador regional da República Francisco Macedo Filho.

Na ação de improbidade, o MPF pede a condenação dos réus por ato de improbidade administrativa e a restituição de R$ 121,8 mil - valor repassado pela a União para a realização do projeto social- , entre outras sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
[email protected]
twitter.com/mpf_ce
Facebook: /MPFederal



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. MPF/CE move ação de improbidade administrativa contra Central Única de Favelas. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 09 Out. 2015. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/228-mpf/333133-mpf-ce-move-acao-de-improbidade-administrativa-contra-central-unica-de-favelas. Acesso em: 15 Set. 2019

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO