MPF

MPF/AM e Assembleia Legislativa promovem audiência pública sobre sítios arqueológicos

A proteção ao patrimônio arqueológico nos processos de licenciamento urbanístico e ambiental do Amazonas será tema de audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O debate ocorre na segunda-feira, 5 de outubro, a partir das 8h, no auditório Cônego Azevedo, na sede da Aleam.

O evento faz parte de procedimento apuração do MPF referente à promulgação da Lei Estadual 4.185/2015, que autorizou os órgãos ambientais estaduais a darem seguimento aos procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente capazes de afetar o patrimônio arqueológico sem a manifestação do Instituto de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para o MPF/AM, a lei estadual fere diversos itens da Constituição e da legislação federal de proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultural e sua aplicação poderá resultar em ações judiciais contra os responsáveis. Para acompanhar os casos, o MPF requisitou aos órgãos de licenciamento urbanístico e ambiental municipais e estadual que enviem todas as licenças urbanísticas e ambientais expedidas e informem sempre que um órgão federal deixar de se manifestar no prazo regulamentar, em procedimento de licenciamento urbanístico e ambiental.

De autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável (Caama), deputado Luiz Castro (Rede), a audiência pública contará ainda com a participação do procurador da República Rafael da Silva Rocha e com a exposição da representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Elaine Cristina Guedes, do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Musa/Ufam), Maria Elena Ortolani, e da professora do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tatiana de Lima Pedrosa.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_am

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/AM e Assembleia Legislativa promovem audiência pública sobre sítios arqueológicos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-am-e-assembleia-legislativa-promovem-audiencia-publica-sobre-sitios-arqueologicos/ Acesso em: 18 abr. 2024