PRR2 quer investigação sobre morte de militar em treinamento | Portal Jurídico Investidura - Direito

PRR2 quer investigação sobre morte de militar em treinamento

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) quer o prosseguimento da investigação sobre a morte de um militar durante o curso preparatório para a Polícia Aeronáutica, ocorrida em dezembro de 2009. Depoimentos afirmam que participantes do treinamento eram submetidos a esforço físico extremo. A mãe do militar denunciou o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) por omissão de informações e possíveis falhas no socorro.

Em depoimento, a médica que atendeu o militar disse que o intenso desgaste físico e a falta de hidratação durante as atividades levaram ao quadro de rabdomiólise (degeneração muscular causado por esforço excessivo), diagnóstico que coincide que o laudo do Instituto Médico Legal. Disse ainda que, segundo colegas de curso do militar, o uso de analgésicos para suportar as dores causadas pelos treinamentos era comum entre a turma.

Um dos instrutores do curso, no entanto, negou as informações e alegou que o militar teve mal súbito durante uma corrida em marcha lenta, realizada após descanso e com regular consumo de líquidos. Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) apurou em sindicância que “apesar de a alta hospitalar ter sido precoce, não houve deslize ético”.

Embora a possibilidade de falha no atendimento tenha sido eliminada, o procurador regional da República Rogério Nascimento discorda do arquivamento inicialmente pedido pelo MPF/RJ e defende que a investigação deve continuar. “Como consta nos próprios autos, uma combinação de fatores causaram a morte, o que demonstra possíveis irregularidades nos treinamentos”, avalia.

NAOP2 - Os Núcleos de Apoio Operacional à PFDC revisam promoções de arquivamento de 1ª instância, declínios de atribuição nas matérias relativas a direitos humanos e defesa da cidadania e eliminam conflitos de atribuição na respectiva região. O NAOP ainda responde pela aproximação com entidades que se dediquem direta ou indiretamente aos direitos humanos e à cidadania.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9199/9051
Twitter: @mpf_prr2



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. PRR2 quer investigação sobre morte de militar em treinamento. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 28 Set. 2015. Disponível em: www.investidura.com.br/noticias/228-mpf/332835-prr2-quer-investigacao-sobre-morte-de-militar-em-treinamento. Acesso em: 23 Mar. 2019

 

ENVIE SEU ARTIGO