MPF

MPF/MG: três paraguaios são condenados por tráfico de drogas em Uberaba/MG

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) obteve a condenação de três cidadãos paraguaios – Rolando Javier Gimenez, Rafael Ramirez Aguinagalde e Maria Selva Cuevas – por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico (artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006, respectivamente).

No dia 10 de outubro do ano passado, a Polícia Militar de Minas Gerais, durante patrulhamento de rotina na rodovia MG-255, no município de Frutal, no Triângulo Mineiro, abordou uma caminhonete Ranger, com placas do Paraguai, onde estavam os denunciados e uma criança.

Durante a revista, os policiais perceberam várias soldas e rebites no piso da caminhonete, indicando a presença de fundos falsos, onde acabaram encontrando 191,5 quilos de maconha distribuídos em 307 tabletes prensados. Posteriormente, apurou-se que os acusados partiram de Assunção, no Paraguai, para levar a droga até a cidade de Petrópolis/RJ.

Durante o interrogatório em juízo, Rolando Javier confessou ter sido contratado por um indivíduo chamado Juan Carlos para transportar a maconha para o Brasil mediante o recebimento da quantia de cinco mil reais. Rafael e Maria, por sua vez, apresentaram versões que foram consideradas, pelo juízo federal, "desarrazoadas e destoantes das provas dos autos", além do fato de terem entrado, várias vezes, em contradição, ao tentar justificar o motivo da viagem.

Para o juízo federal, não há dúvida de que os réus integram organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, tanto pelo "modus operandi utilizado – acondicionamento de entorpecente em fundos falsos no veículo, utilização de um bebê para tentar enganar os agentes policiais e frustrar a realização da diligência, e ocultação de valores em partes íntimas [foram encontrados R$1.100,00 escondidos na calcinha de Maria Selva]", quanto pelo fato de que a grande quantidade de entorpecentes "demonstra a existência de confiança depositada pelos demais membros da organização criminosa em favor dos acusados, já que tal quantidade é muito superior à que normalmente transportam os indivíduos denominados mulas".

Rolando Javier recebeu pena de 18 anos e 8 meses de prisão; Rafael Ramirez, pena de 17 anos, e Maria Selva, pena de 17 anos, 1 mês e 10 dias.
(Ação Penal nº 1820-07.2015.4.01.3802)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008 / 9010
No twitter: mpf_mg

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MG: três paraguaios são condenados por tráfico de drogas em Uberaba/MG. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-mg-tres-paraguaios-sao-condenados-por-trafico-de-drogas-em-uberaba-mg/ Acesso em: 18 abr. 2024