MPF

10 Medidas: MPF/ES divulga campanha em Linhares

A Campanha 10 Medidas contra a Corrupção chegou a Linhares, no Norte do Espírito Santo. Desde a última semana, foram realizadas duas reuniões de divulgação das medidas e de como a sociedade pode participar e multiplicar as iniciativas. Terça, 16 de setembro, foi feita uma palestra para centenas de pessoas no auditório da faculdade Faceli. Já no último dia 9, o encontro aconteceu na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) em Linhares.

Durante as palestras, o procurador da República em Linhares, Paulo Henrique Camargos Trazzi, apresentou o Ministério Público Federal à população e abordou as 10 Medidas de Combate à Corrupção, tema alvo de campanha nacional realizada pelo MPF. Os dois eventos reuniram cerca de 450 pessoas. Os participantes puderam assinar as listas de apoio às 10 Medidas e se comprometeram a angariar mais assinaturas em lugares de sua convivência.

O procurador destacou que foi notório o entusiasmo de quem assistia à palestra e aprendia mais sobre a atuação do Ministério Público Federal em suas diversas áreas. Empolgação essa que foi canalizada para a vontade de colaborar com o preenchimento das listas de assinaturas. Os representantes da Faceli e da ADESG se comprometeram em divulgar a campanha, disponibilizar as listas de assinaturas nas salas de aula e locais de grande concentração de público.

O membro do MPF recebeu um Certificado da Escola Superior de Guerra na ADESG e ainda recebeu diversos convites para palestrar em outras instituições.

Combate à corrupção – As 10 Medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa dois; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Para isso, é necessário juntar 1,5 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros. Qualquer pessoa pode colaborar: basta imprimir a lista de apoio disponível no site www.10medidas.mpf.mp.br, pedir a assinatura de familiares e amigos e enviá-las à unidade mais próxima do Ministério Público Federal.

No Espírito Santo, as ações da Campanha 10 medidas contra a Corrupção começaram no início de agosto. Já foram feitos contatos com representantes de igrejas evangélicas, da Arquidiocese de Vitória, Maçonaria, da Universidade Federal e do Instituto Federal do Espírito Santo, Ministério Público Estadual, ONG Transparência Capixaba, empresas do segmento de mídia, Assembleia Legislativa, Escola da Assembleia Legislativa do Estado, Ministério Público de Contas, Prefeitura de Cariacica, Governo do Estado, Fórum das Entidades e Federações (FEF), Espírito Santo em Ação, as Federações da Agricultura e Pecuária (Faes), do Comércio (Fecomercio), das Empresas de Transportes (Fetransportes) e das Indústrias (Findes), faculdade Faceli, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), e outras associações de representatividade na sociedade civil capixaba.

Assessoria de Comunicação SocialMinistério Público Federal no Espírito SantoE-mail: pres-ascom@mpf.mp.brTelefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489www.twitter.com/MPF_ES

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 10 Medidas: MPF/ES divulga campanha em Linhares. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/10-medidas-mpf-es-divulga-campanha-em-linhares/ Acesso em: 19 abr. 2024