MPF

Combate à corrupção: instituições anunciam parceria com MPF no Rio

O lançamento da campanha “10 medidas contra a corrupção” no Rio de Janeiro concretizou a adesão de dezenas de instituições da sociedade civil e públicas a esse projeto do Ministério Público Federal (MPF) para aprimorar a legislação contra a corrupção e a impunidade. Ao fim do evento, na Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2), dirigentes da ONG Transparência Brasil, Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), Receita Federal e Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (AMBEP) declararam ao público presente o imediato apoio à iniciativa. Os representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), outras ONGs e associações também manifestaram adesão à coleta de assinaturas de cidadãos em prol das mudanças legislativas.

Na plateia, um público com mais de 70 pessoas de instituições e membros do MPF na capital e interior do Estado recebeu esclarecimentos sobre as 10 mudanças legislativas previstas pelo projeto, como a conversão da corrupção de altos valores em crime hediondo, a criminalização da prática do “caixa 2” nas eleições, com a responsabilização dos partidos, e a alteração no sistema de prescrição.

“É preciso uma mudança sistêmica no Brasil no combate à impunidade e à corrupção”, afirmou a procuradora regional da República Mônica Ré, coordenadora da campanha no Rio e do Núcleo de Combate ao Crime (NCC) da PRR2. “O sucesso da Operação Lava Jato é um caso emblemático e uma janela de oportunidade para seguirmos o exemplo de Hong Kong, um país com histórico de corrupção que saltou para o 17º lugar no ranking global de honestidade.”

O projeto, cujo site é www.dezmedidas.mpf.mp.br, também foi exposto pela procuradora regional Silvana Batini e pelo procurador da República Rodrigo Lines (NCC-PR/RJ). A resposta do público foi muito positiva, com aplausos da maioria intercalando cada anúncio de parceria das instituições. A plateia também aplaudiu quando a coordenadora da campanha alertou que o projeto não é contra governos ou partidos, mas contra a impunidade e a corrupção no país.

“A corrupção mata quando desvia dinheiro da saúde pública, por exemplo”, disse a desembargadora Denise Tredler, do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e da comissão de ética da ONG Transparência Brasil, que se declarou disposta a obter o apoio maciço da magistratura estadual ao projeto. “Eu me alinho às colocações sobre os males causados pela corrupção e a Transparência Brasil já enviou sugestões de medidas ao Ministério da Justiça para combater a falta de transparência dos órgãos públicos.”

Entre funcionários ativos e inativos da Petrobras, alvo da corrupção combatida na Operação Lava Jato, houve manifestações contundentes de apoio às propostas do MPF. “Os empregados da Petrobras têm medo de encaminhar denúncias, pois seria preciso garantir uma ouvidoria mais independente”, disse Arthur Flávio Ferrari, diretor de pessoal da AEPET, que anunciou o apoio da Associação às 10 medidas e planeja convidar membros do MPF para apresentarem o projeto no auditório da empresa. Outra associação ligada à Petrobras, AMBEP, com sede no Rio e mais de 33 mil associados no país, também multiplicará a campanha nas 34 cidades onde está presente. A parceria foi anunciada por David Garcia de Sousa, membro do conselho fiscal da AMBEP, que trabalhou 33 anos na Petrobras.

Ao final, todos os participantes do lançamento saíram com kits de apoio à campanha, com materiais como fichas para assinaturas, instruções sobre as 10 medidas e cartazes informativos. Muitos deles posaram para fotografias segurando um cartaz de apoio às medidas e terão as fotos para replicar em redes sociais e veículos de comunicação de suas instituições.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003
Twitter: @mpf_prr2

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Combate à corrupção: instituições anunciam parceria com MPF no Rio. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/combate-a-corrupcao-instituicoes-anunciam-parceria-com-mpf-no-rio/ Acesso em: 29 mar. 2024