Inicial

Modelo de Ação de Indenização – atropelamento por trem – danos materiais e estéticos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA …. ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO ….

…………………………….. (qualificação), portador da Carteira de Identidade/RG nº …. e o CPF/MF sob o nº …., residente e domiciliado na Rua …. nº …., por seus advogados ao final assinados, constituídos nos termos da procuração em anexo, inscritos na OAB/…. sob os nºs …. e …., com escritório na …., onde recebem intimações e notificações, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, propor

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO

em face de …., pessoa jurídica de direito público, com sede na Rua …. nº …., pelos motivos de fato e de direito que a seguir passa a expor:

I – DOS FATOS

O Autor, no dia …., por volta das …. horas, transitava com sua bicicleta pela …., quando estava próximo ao …. ao tentar transpor a linha férrea, foi atropelado pelo trem prefixo …., com destino a …., conduzido pelo maquinista …., preposto da requerida.

Em consequência do acidente, o Autor teve o seu antebraço direito amputado, bem como o ante pé esquerdo, fratura do fêmur direito, luxação coxa-femoral direita e lesões na cabeça, que resultou em sequelas na fala e coordenação motora, conforme comprovantes em anexo.

II – DOS DANOS MATERIAIS SOFRIDOS

Na ocasião do acidente, o Autor exercia a função de …., mediante a remuneração de …. (….) salários mínimos, mais vantagens.

Por ter perdido o antebraço direito, ante pé esquerdo, bem como sequelas na coordenação motora, ficou imprestável para o trabalho, porque a sua função requer o manuseio de materiais e equipamentos, e apenas com um só braço tornou-se impossível o exercício de sua profissão.

Em consequência, o Autor foi aposentado por invalidez acidental e recebe do INSS pouco mais que …. (….) salário mínimo, não possuindo qualquer outra fonte de renda e ainda tendo que sustentar esposa e …. (….) filhos.

III – DOS DANOS ESTÉTICOS E MORAIS

O documento em anexo deixa caracterizado o dano estético sofrido pelo autor, dano este decorrente da amputação do braço direito e ante pé esquerdo, resultando num aleijão, sendo irreversível, irreparável e permanente.

Toda a pessoa humana é titular de uma imagem. O enfeiamento da imagem, a tristeza que contamina a família, a aversão ambiente, constituem sem sombra de dúvida, o conjunto de danos morais sofridos pelo Autor. A Constituição Federal, no art. 5º X, assegura o direito de indenização por violação da imagem das pessoas e pelo dano material e moral.

IV – DA CULPA

Diz o Código Civil Brasileiro, no artigo 159:

“Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência violar direito ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano.”

Artigo 1521, inciso III diz:

“São também responsáveis pela reparação civil, o patrão, o amo ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes compete ou por ocasião dele.”

O acidente ocorreu por culpa exclusiva do preposto da requerida, que conduzia a locomotiva com distração, com imprudência, uma vez que não sinalizou e não apitou ao aproximar-se do cruzamento para alertar os transeuntes.

É incontestável que cabe à requerida a responsabilidade de indenizar o Autor pelos danos sofridos.

V – DO REQUERIMENTO

a) DANOS MATERIAIS

Isto posto, vem respeitosamente à presença de V. Exª, pedir o que segue:

– Pagamento de uma pensão vitalícia mensal, de …. (….) salários mínimos, eis que o Autor gozava de perfeita saúde, nos termos do art. 1539 do CCB;

– Pagamento de uma só vez, em dinheiro, das prestações retro vencidas, contadas a partir do dia …., quando o acidente ocorreu, acrescidas de juros e correção monetária.

b) DANOS ESTÉTICOS E MORAIS

– Pagamento de indenização decorrente de dano estético, eis que do acidente resultou aleijão e deformidade aparente, irreversível, irreparável e permanente, que, desde logo, requer seja fixada em …. (….) salários mínimos.

DIANTE DO EXPOSTO, requer:

a) Seja a requerida citada no endereço acima, pelo correio, via AR, na pessoa do seu representante legal, para comparecer a audiência que for designada e nela oferecer a defesa que tiver, sob pena de não o fazendo, serem presumidos verdadeiros os fatos constitutivos do Autor, mais revelia.

b) A produção de todas as provas em direito admitidas, em especial o depoimento pessoal do representante legal da requerida, sob pena de confesso, inquirição de testemunhas, cujo rol oportunamente será apresentado, perícias, juntada de documentos e demais provas necessárias no curso do processo.

c) Finalmente, seja a pretensão do Autor julgada procedente, condenando a requerida ao pagamento das indenizações solicitadas, arbitradas por V. Exa., bem como ao pagamento das custas processuais, honorários advocatícios no percentual de 20% sobre o valor apurado em execução e demais cominações legais.

VI – GRATUIDADE DE JUSTIÇA

Requer a concessão do benefício da Justiça Gratuita ao Autor, vez que não possui meios para arcar com as custas deste processo, sem prejuízo de seu sustento e de sua família. Fundamenta seu pedido nos arts. 4º e seguintes da Lei nº 1.060/50, com redação dada pela Lei nº 7.510/86, e art. 5º, LXXIV da CF.

Dá à presente o valor provisório de R$ …. (….).

Pede deferimento.

…., …. de ….. de ….

………………………

ADVOGADO

OAB/….

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de Ação de Indenização – atropelamento por trem – danos materiais e estéticos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/peticoes/inicial/modelo-de-acao-de-indenizacao-atropelamento-por-trem-danos-materiais-e-esteticos/ Acesso em: 28 mar. 2024