Administrativo

Modelo de Defesa contra processo administrativo – Detran – notificação – transferência de pontos

Excelentíssimo Senhor Diretor Presidente da DETRAN/___

Rua ____________, nº ____

Ref.: Defesa Processo Administrativo nº

___________, brasileiro, solteiro, advogado inscrito na OAB/RS sob o nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________ nº ____, apto ____, Bairro ____________, em ____________, ____, inscrito no CPF sob o n. ___________ e portador da Carteira de Identidade – RG sob o n. ___________, vem respeitosamente a presença de V. Sª apresentar DEFESA CONTRA PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº ____________ pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor:

I – DOS FATOS

1. O Requerente recebeu, no final do mês de maio de 20__, notificação da instauração de processo administrativo de nº ____________, visando a suspensão do seu direito de dirigir devido a suposta prática de diversas infrações.

2. Todavia, das seis infrações descritas na notificação, apenas duas seriam de responsabilidade do Requerente, nos termos do Art. 257 e parágrafos do CTB, pois as demais são de responsabilidade de terceiros como adiante ficará demonstrado.

3. Além disso, as duas infrações que poderiam ser de responsabilidade do Requerente são aquelas lavradas pela Polícia Rodoviária Federal através dos “pardais” dispostos na BR ___, quilômetros ___ e ____, as quais encontram-se suspensas por Ação Judicial.

II – DAS NOTIFICAÇÕES ENVIADAS PARA O ENDEREÇO ERRADO

4. O DETRAN tem nos seus cadastros o endereço correto do Requerente – pois já enviou notificações no endereço correto – no entanto enviou a notificação ora combatida para o endereço errado.

5. O atual endereço do Requerente é o constante no preâmbulo da presente, mas a notificação chegou no seu endereço antigo, tendo uma vizinha recolhido e assinado a notificação e posteriormente enviado para o Requerente.

6. Este fato, além de tornar nula a presente notificação, serve de argumento para a nulidade de outras notificações de infrações que, por equívoco do Departamento responsável, são enviadas para o endereço antigo do Requerente.

7. A notificação é pessoal e deve ser cumprida regularmente sob pena de nulidade.

8. Uma vez que o DETRAN possui o endereço correto do Requerente, não poderá enviar notificações para outros endereços porque estará cerceando seu direito de defesa contra as infrações e principalmente, PORQUE ESTARÁ IMPEDINDO O REQUERENTE DE APONTAR OS INFRATORES – CONDUTORES do veículo registrado em seu nome.

III – DAS INFRAÇÕES COM O VEÍCULO TEMPRA, PLACAS ____________

9. A notificação ora combatida contém duas infrações cometidas com o veículo placas ____________, uma em ___/05/20__ e outra em ___/10/20__.

10. Este veículo, embora ainda estivesse registrado em nome do Requerente, não pertencia mais ao mesmo desde janeiro de 20__, quando foi vendido para o Sr. ____________, portador da carteira de identidade – RG nº ____________ e inscrito no CPF sob o nº ____________.

11. Desta forma, tais infrações deveriam ser imputadas ao motorista acima referido pois que responsável pelas mesmas.

IV – DAS INFRAÇÕES COM O VEÍCULO ____________, PLACAS ____________

12. Conforme o disposto no item 3 acima, das quatro infrações imputadas ao Requerente, duas estão com seus efeitos suspensos por força de Ação Judicial, quais sejam, as datadas de __/10/20__ e __/11/20__.

13. As outras duas, cujas datas de ocorrência foram __/11/20__ e __/01/20__, não são de responsabilidade do Requerente pois foram apresentados os infratores na forma do Art. 257, § 7º e Resolução 17/98 CONTRAN, devendo ser excluído de seu prontuário as duas infrações.

14. Para comprovar tal afirmativa, o Requerente junta dois comprovantes de Avisos de Recebimento – AR – acusando a remessa da informação relativa ao infrator ao DETRAN.

ISTO POSTO, requer:

a) Seja acolhida a presente defesa para, na hipótese de V. Sa. não entender pela nulidade do processo administrativo, determine então, a transferência dos pontos referentes às infrações descritas nos itens 9 e 13, supra, para os respectivos infratores;

b) Seja cancelado / suspenso o processo administrativo nº ____________, haja vista a inexistência de pontuação necessária para o seu prosseguimento.

Espera Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

____________

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de Defesa contra processo administrativo – Detran – notificação – transferência de pontos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/peticoes/administrativo-peticoes/modelo-de-defesa-contra-processo-administrativo-detran-notificacao-transferencia-de-pontos/ Acesso em: 29 mar. 2024