Administrativo

Modelo de Apresentação de Esclarecimentos da Notificação de Débito do ICMS

ILUSTRÍSSIMO SENHOR INSPETOR REGIONAL DE ARRECADAÇÃO DE …………….. – ESTADO DO ……………..

…………….., pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua………, ….., …………….., devidamente inscrita no CNPJ sob o n.º …………. e no CAD- ICMS sob o n.º ……………, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, em razão da Notificação para apresentação de esclarecimentos quanto aos débitos da requerente junto à Receita Estadual, expor o que segue.

Conforme se depreende dos apontamentos constantes no extrato anexo à Notificação, a maioria dos débitos em nome da requerente encontram-se inscritos em dívida ativa e devidamente em fase de cobrança executiva através de Execução Fiscal ( vinte e dois, do total de vinte e seis débitos, encontram-se nesta situação).

De acordo com o procedimento processual particular dos executivos fiscais, a empresa vem garantindo os débitos, através da nomeação de bens a penhora, com vistas à discussão das cobranças que considera indevidas (nesta esteira, sete inscrições já se encontram garantidas e mais sete já aguardam a lavratura de termo de penhora dos bens oferecidos pelo contribuinte).

Portanto, a empresa está discutindo judicialmente os débitos de ICMS que considera indevidos sem, no entanto, expor a Fazenda Estadual a nenhum prejuízo, uma vez que as pretensões deste respeitável órgão, encontram-se perfeitamente garantidas pelas penhoras realizadas nos autos de execução fiscal.

Reitera-se, portanto, o propósito da contribuinte de em momento algum a requerente pretende esquivar-se do cumprimento de suas obrigações fiscais, entretanto, quanto aos débitos que considera indevidos, a contribuinte tem procurado discutir judicialmente estes tributos, sem prejudicar de qualquer maneira, com esta atitude, a Fazenda Estadual do ………… Neste sentido, a requerente notadamente atua de maneira leal e transparente perante este respeitável órgão.

Sendo o que se apresenta para o momento, nos colocamos a sua disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que eventualmente venham a surgir em virtude da presente.

Atenciosamente,

……………………….

OAB/…………

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de Apresentação de Esclarecimentos da Notificação de Débito do ICMS. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/peticoes/administrativo-peticoes/modelo-de-apresentacao-de-esclarecimentos-da-notificacao-de-debito-do-icms/ Acesso em: 19 abr. 2024