Direito de Família

Modelo de Reconvenção em autos de separação litigiosa

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

RECONVENÇÃO

em face de

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Foi ajuizada e tramita perante essa Vara de Família e Sucessões, a AÇÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL LITIGIOSA, movida pela ré contra o autor desta, conforme se pode verificar dos autos do Processo n.º …………..

Requerente e Requerida são casados desde ………. pelo regime da Separação Total de Bens, conforme certidão anexa.

Após o casamento, o casal adotou como residência o apartamento do Requerente situado à Rua …….

Requerente, com intuito de proporcionar uma vida digna a Requerida, em………….., adquiriu uma sala comercial à Rua …………. (conforme contrato de compra e venda incluso), onde montou, com recursos próprios, o Salão de Beleza da Requerida. Sendo que todo o lucro percebido com o salão é único e exclusivo da Requerida, que gasta em roupas e viagens, posto que a subsistência da mesma era assegurada pelo Requerente.

Ocorre que, com a independência financeira da Requerida, esta resolveu não dar mais satisfações ao Requerente de onde estava, com quem estava e para onde iria.

O Requerente começou a desconfiar de que sua esposa estava lhe traindo, e resolveu contratar um detetive particular, o Sr. …….., que acabou per descobrir que a Requerida estava tendo outro relacionamento paralelo com um dos seus clientes do salão – fato que será provado pelas testemunhas arroladas ao final.

Da presente ralação não restaram filhos.

DO DIREITO

Como de direito, vem o requerido propor reconvenção, por motivos de economia processual, posto que os fatos aqui aduzidos se inter-relacionam com os fatos narrados na inicial.

DOS PEDIDOS

Face ao exposto, REQUER que seja declarada a Separação Judicial por culpa exclusiva da Requerida, arcando esta com as custas processuais e honorários advocatícios, a intimação da mesma para que conteste a presente sob pena de revelia e confissão, a intimação do Ministério Público, a produção de prova documental e testemunhal, bem como os depoimentos pessoais do requerente e da requerida.

Dá-se à causa o valor de R$ …..

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

ROL DE TESTEMUNHAS:

…………..

…………..

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de Reconvenção em autos de separação litigiosa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-reconvencao-em-autos-de-separacao-litigiosa/ Acesso em: 28 mar. 2024