Direito de Família

Modelo de pedido de prestação de pensão alimentícia – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., com endereço eletrônico em  xx@xx.com, residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE ALIMENTOS

em face de ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., com endereço eletrônico em  xx@xx.com, residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

Os requerentes são, respectivamente, mulher e filhos do ora requerido (certidões de casamento e nascimento anexas, documentos 02 a 04).

No dia ….. do mês em curso, o requerido abandonou o lar conjugal, dizendo-se “cansado da vida de casado”. A ele não retornou até a presente data, deixando, outrossim, de prestar qualquer auxílio monetário aos requerentes, que já começam a passar necessidades.

Além das despesas óbvias necessárias ao seu sustento e alimentação, necessitam os menores das despesas escolares e médicas, devendo ser pago, no fim do mês, o aluguel do imóvel (locado ao requerido, conforme o documento 05, anexo).

O requerido é empregado da firma …, estabelecida na Rua …, no…., nesta Cidade, onde exerce a função de …, percebendo, atualmente, salário em torno de R$ ….

II. DIREITO

Reza o art. 1694 do Código Civil que podem os parentes e cônjuges pleitearem uns aos outros alimentos.

III. PEDIDOS

Assim, resta-lhes requerer que V. Exa. fixe os alimentos provisórios em ….% (.. por cento) dos ganhos líquidos do requerido (deduzidos apenas os descontos obrigatórios), aí compreendidos inclusive as eventuais verbas rescisórias, férias, 13º. salário, PIS, FGTS, horas extras e quaisquer outros rendimentos que lhe sejam ou venham a ser pagos em razão do vínculo empregatício, na proporção de metade para a mulher e de 25% para cada filho do casal, devendo a quantia daí resultante ser descontada diretamente na folha de pagamento do requerido pela empregadora, e assim entregue, contra recibo, à primeira requerente, promovendo-se a citação do requerido para que ofereça, no tempo e sob as penas da lei, a defesa que tiver, sendo afinal julgado procedente o pedido para o fim de transformar em alimentos definitivos os provisórios fixados.

Requer, também, a oitiva do Ministério Público, nos termos do inciso II do art. 178 do CPC.

Protestam pela produção da prova necessária.

Dá-se à causa o valor de R$ ….., nos termos do art. 292 do CPC.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de pedido de prestação de pensão alimentícia – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-pedido-de-prestacao-de-pensao-alimenticia-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 19 mar. 2024