Direito de Família

Modelo de pedido de homologação de acordo de transferência provisória de guarda – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), separado judicialmente, profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….. e ….., brasileiro (a), separada judicialmente, profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

PEDIDO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO DE TRANSFERÊNCIA PROVISÓRIA DE GUARDA

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

Em comum acordo entre as partes ora suplicantes, o varão pretende transferir a guarda de seu filho menor, …., em caráter provisório, para a genitora, Sra. ….;

A referida decisão atende a manifesto interesse do menor e de sua mãe; ele pretende morar com sua mãe, na …., onde a mesma já se encontra, para que o mesmo desenvolva atividades de estudo e trabalho naquele país;

O genitor, visando sempre o melhor para seu filho e entendendo que o mesmo pode se beneficiar com a qualidade de ensino ministrado naquele país, concorda com a transferência do menor, tornando a genitora, Sra. …., em caráter provisório, a guardiã do mesmo, enquanto ele lá se encontrar.

II. DIREITO

Outrossim, a Justiça pátria enfatiza algumas situações em que o menor é beneficiado por tal homologação, como demonstra pacífica jurisprudência:

“Menor. Guarda. A alteração de cláusula sobre guarda de menor deve atender aos interesses deste.” (TJPR – Apelação Cível 479/85, Paraná Judiciário, 15/67 – Banco de Dados da Juruá).

Nesse mesmo prisma, a Lei 6.515/77, artigo 13:

“Se houver motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular por maneira diferente da estabelecida nos artigos anteriores a situação deles com os pais.” (Original sem grifos)

E agora com a nova orientação do Código Civil em seu artigo 1586, que preleciona:

“Havendo motivos graves, poderá o juiz em qualquer caso, a bem dos filhos regular de maneira diferente da estabelecida nos artigos antecedentes a situação deles para com os pais.”

III. PEDIDOS

Diante do exposto e o que mais, certamente, será suprido pelo notório saber jurídico de V. Exa., requerem os suplicantes, seja recebido o presente pedido, ouvindo-se o ilustre representante do Ministério Público, conforme disposto no inciso II do art. 178 do CPC, para que em benefício do menor, seja acolhido o presente pleito, como é de Direito, transferindo-se a guarda do menor retro referido, à sua mãe, ora suplicante.

Dá-se à causa o valor de R$ ……, nos termos do art. 292 do CPC.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de pedido de homologação de acordo de transferência provisória de guarda – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-pedido-de-homologacao-de-acordo-de-transferencia-provisoria-de-guarda-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 29 mar. 2024