Direito de Família

Modelo de ação de busca e apreensão de menor requerida pela mãe – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO DE MENOR

em face de ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

1. O CASAMENTO:

O casamento da Requerente desta ação realizou-se em regime parcial de bens, conforme comprova certidão junta.

2. O NASCIMENTO DAS FILHAS:

Desta união nasceram as menores………….., nascida em …………, …………, nascida em …………., ……….., nascida em ………, ………, nascida em ………., conforme certidões em anexo.

3. A SEPARAÇÃO CONSENSUAL:

A Requerente e o seu marido, com alguns anos de casados, tiveram problemas no relacionamento e, se separaram consensualmente, conforme se vê da petição inicial, onde consta o acordo e a sentença homologatória da separação, já devidamente averbada.

4. A GUARDA DAS MENORES:

Em uma das cláusulas da separação consensual, foi estabelecido que as menores, ficariam sob a guarda e responsabilidade do pai, ficando também estipulado que a mãe poderia visitar as filhas em qualquer dia da semana, no horário das 08:00hs às 18:00hs.

Tudo corria normalmente até que a Requerente, em uma de suas visitas semanais, não encontrou suas filhas.

A Requerente ligou várias vezes para fazer um contato com o seu ex-companheiro, para saber onde estavam as filhas, porém o réu se negou a dizer, vindo depois saber que as menores estavam sob os cuidados de um parente, na cidade de ………….

Após este acontecimento a Requerente decidiu ingressar com a presente medida cautelar.

Como será demonstrado e comprovado através das provas, em Direito admitidas, a Requerente é uma pessoa capaz e totalmente adequada para cuidar de suas filhas.

II. DIREITO

Pela separação consensual homologada por V. Exa, foi assegurada a guarda das filhas do casal ao pai das menores, porque a mãe na época da separação não tinha condições o suficiente para arcar com as despesas das filhas. Se, entretanto, o pai das menores não quer mais ter as filhas sob sua guarda, a guarda deve voltar à mãe, que tem o Pátrio Poder, e não deixar as menores com uma tia.

De acordo com o art. 300 do CPC o ” a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo”. E, ainda, de acordo com o § 2º do art. 300, a tutela antecipada pode ser concedida antes da oitiva da parte contrária.

Quanto à tutela antecipada, existe “fumus bonis iuris”, visto que a Requerente sempre foi uma mãe dedicada com atenção total as necessidades das filhos, procurando dar-lhes de tudo dentro de suas possibilidades financeiras, jamais se verificando irresponsabilidade de qualquer gênero por parte da Requerente, sendo esta uma pessoa capaz e a mais adequada para cuidar de suas filhas, já que tem o Pátrio Poder, e o parente que está de posse das menores evidentemente não tem.

“Periculum in mora”, visto que as menores estão sob as responsabilidades de uma tia, não se sabendo se estão tendo os devidos cuidados que necessitam, a Requerente não sabe das verdadeiras intenções do réu, que poderá se aproveitar dessa permanência para sumir com as crianças para lugar incerto e não sabido.

III. PEDIDOS

Posto isso, requer-se:

Seja concedido liminarmente o respectivo mandado de busca e apreensão na forma do art. 300 do CPC, “inaudita altera partes” das referidas menores por ser de Direito e merecido, que se encontra ilegítima e ilegalmente na companhia de um parente, no endereço: …………., na cidade de ……….., com fone residencial:…………

Que após concedida a liminar de busca e apreensão das menores, sejam, as mesmas entregues a Requerente …………, nesta capital.

Que após a concessão da liminar, seja expedido o mandato de citação ao Requerido, no endereço supracitado para que apresente defesa no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de confesso e revelia.

Requer os benefícios da Justiça Gratuita, conforme documento em anexo.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidas em direito, especialmente testemunhal, documental e pericial, mediante depoimento pessoal do réu desde já requerido.

A condenação do requerido em custas e honorários advocatícios.

Seja julgado procedente a presente ação, para que julgue procedente o pedido de Busca e Apreensão das menores, por estar presente os requisitos essenciais para a concessão de medida cautelar, “Periculum in mora”, “Fumus bonis iuris”.

A intervenção do ilustre Representante do Ministério Público.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidas em direito, especialmente testemunhal, documental e pericial, mediante depoimento pessoal do réu desde já requerido.

Dá-se à causa o valor de R$ ……

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de ação de busca e apreensão de menor requerida pela mãe – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-acao-de-busca-e-apreensao-de-menor-requerida-pela-mae-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 28 mar. 2024