Língua Portuguesa

Questão comentada – Homônimos e Parônimos – IESES – 2015 – CRM/SC – Assistente Administrativo

Questões comentadas de Concurso Público

(49) Observe as sentenças. I. Com medo do escuro, a criança ascendeu a luz. II. É melhor deixares a vida fluir num ritmo tranquilo. III. O tráfico nas grandes cidades torna-se cada dia mais difícil para os carros e os pedestres. Assinale a alternativa correta quanto ao uso adequado de homônimos e parônimos.

(a) I e III.

(b) II e III.

(c) II apenas.

(d) Todas incorretas.

Comentário: A alternativa correta é a letra C, pois: (I) A palavra ASCENDEU dá sentido de subir, mover-se para cima. O certo, nesse caso, seria o uso da palavra ACENDER, que significa atear fogo ou produzir chama; (II) Está correta; (III) A questão utilizou o termo TRÁFICO ao invés de TRÁFEGO. Enquanto o primeiro refere-se ao comércio clandestino, o segundo significa o movimento de veículos e ao trânsito.

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Homônimos e Parônimos – IESES – 2015 – CRM/SC – Assistente Administrativo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/questao-comentada-homonimos-e-paronimos-ieses-2015-crmsc-assistente-administrativo/ Acesso em: 18 abr. 2024