Questão comentada – Fundamentos teóricos de Direito Administrativo – CESPE – 2016 – Polícia Civil – Delegado de Polícia

Questões comentadas de Concurso Público

(6) Considerando os princípios e fundamentos teóricos do direito administrativo, assinale a opção correta.

a) As empresas públicas e as sociedades de economia mista, se constituídas como pessoa jurídica de direito privado, não integram a administração indireta.

b) Desconcentração é a distribuição de competências de uma pessoa física ou jurídica para outra, ao passo que descentralização é a distribuição de competências dentro de uma mesma pessoa jurídica, em razão da sua organização hierárquica.

c) Em decorrência do princípio da legalidade, é lícito que o poder público faça tudo o que não estiver expressamente proibido pela lei.

d) A administração pública, em sentido estrito e subjetivo, compreende as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes públicos que exerçam função administrativa.

e) No Brasil, por não existir o modelo da dualidade de jurisdição do sistema francês, o ingresso de ação judicial no Poder Judiciário para questionar ato do poder público é condicionado ao prévio exaurimento da instância administrativa.

Comentário: (A) As empresas públicas e sociedades de economia mista são constituídas sob o regime jurídico de direito privado e sempre integram a administração indireta, juntamente com as autarquias e as fundações públicas. (B) A assertiva inverte os conceitos de desconcentração e descentralização. (C) Este é o conceito para os administrados, pois para o poder público apenas é lícito proceder conforme o que é permitido por lei. (D) Correto. Esse sentido da administração também é chamado de sentido formal ou orgânico. (E) O Brasil adota o sistema dual francês, em que não é necessário exaurir a instância administrativa caso se deseje acionar o Judiciário.


 

Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Fundamentos teóricos de Direito Administrativo – CESPE – 2016 – Polícia Civil – Delegado de Polícia. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 25 Ago. 2016. Disponível em: www.investidura.com.br/concurso-publico/direito-administrativo/335000-questao-comentada--fundamentos-teoricos-de-direito-administrativo--cespe--2016--policia-civil--delegado-de-policia. Acesso em: 21 Jul. 2019

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO