Maquiavel – O príncipe
Obra de técnica de governo
Manual – Lourenço de Médicis
Perguntar: “Que conduta deve adotar aquele que tem como projeto instalar um principado duradouro, forte e honrado”.
Objetivo: Unificar a Itália sob uma mesma bandeira.
Acabar com invasões / disputas territoriais
Obra: tenta mostrar que se quiser mostrar o poder em um estado, é preciso mostrar onipotência.
Exército Nacional
Natureza estratégica da atividade política – A ‘virtú’ do príncipe: ?habilidade militar ?caráter ?força
Astúcia, violência, vontade de poder.
Reflexão sobre o poder.
Objetivo: Estabelecer uma ordem estável em meio a um mundo de contingência e acaso.
Criação de uma ordem humana
Ação humana é a única base para julgamentos normativos e a ação política é a ação humana que cria a ordem dentro da qual tais julgamentos podem ser feitos.
Critérios (valorativos da ética de Maquiavel: 1) Lealdade do agente político
2) Efeitos de suas ações (legado).
O príncipe deve possuir os poderes de aquisição, manutenção e utilização.
Enfoque do poder: rompimento com a moralidade.
Os atos necessários para os fins políticos exigem o rompimento com as ideias tradicionais de virtude e moralidade.
Conflito: Virtude Cívica/Pagã X Virtude Moral/Cristã
Verdade Efetiva: as ideias tradicionais de moralidade são impedimentos, mas devem ser utilizados: subversão.
Subversão: guia de conselhos para futuro governante.
Obra: Rompimento com a tradição / Resposta Cínica.
Moralidade cristã é incompatível com a atividade política
Ao invés de fomentar no príncipe as virtudes: piedade, moderação, caridade, generosidade, honestidade; Maquiavel sugere um príncipe cruel, mesquinho, fraudulento, implacável.
É necessário ao príncipe para se manter que ele adquira a capacidade de não ser bom.
As virtudes cristãs são inadequadas a qualquer um que se devote a vida política (príncipe/cidadão).
Atos imorais vão além do interesse pessoal.
Príncipes italianos – classe predatória.
Limitar o abuso do povo é um passo para assegurar o sucesso do príncipe.
Subverte-se a moralidade tradicional ?ação política? ética implícita.
O príncipe é forçado pela sua prudência a não abusar dos seus súditos, a lhes fornecer segurança, e estabelecer uma ordem estável.
Cap. VI – “Os principados novos se conquistam pelas próprias armas e virtude”.
Virtude ? Virtú.
A preocupação de Maquiavel não é o status moral inerente às ações ou aos fins para os quais são praticados; mas sim seus efeitos.
Economia da violência – crueldade (os que alcançam o principado pelo crime).
Ferramenta política
Rejeita a crueldade gratuita.
Crueldade: instrumento de parcimônia.
Poder: Ambição + Habilidade
Ambição: Instaurar novas ordens e instituições.
Não é o sucesso que justifica os atos do príncipe, e sim se legado.
O príncipe que merece o mais alto elogio é aquele que deixa um legado duradouro.
Proeza: dever + ambição
Política x Moralidade.
Ética para Maquiavel: algo que possa ser considerado bom pelas suas consequências.
Rejeita as reivindicações da filosofia moral: ?Revelação ?Lei natural ?Convenção.
Ética política: Estado – política: arte do possível.
“Como minha finalidade á descrever a coisa útil para quem a entende, julguei mais conveniente acompanhar a realidade efetiva do que a imaginação sobre esta”.
Natureza do homem é atuar na realidade efetiva.
Política – natureza imutável dos homens x Moral: dever ser