Resenha Jurídica

Resenha – “Família, Separação e Mediação”, “Direito de Família”, “Direito Civil” e “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”

Olá, pessoal!

Novamente realizarei indicações bibliográficas preciosas particularmente para graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos…

Na seara do Direito de Família em particular estamos vivenciando uma era profícua com obras que aliam o excelente e atualizado conteúdo com soluções práticas e mais acessíveis em face da realidade brasileira.

A obra intitulada “Família, Separação e Mediação” com o subtítulo de um livro para pais e profissionais de autoria de Verônica A. da Motta Cézar-Ferreira[1], publicado pela Editora Forense e Editora Método, do Grupo GEN, contém 256 páginas e já impressiona logo pela citação inicial in litteris: “O Direito de Família é o lugar de onde o Direito transcende seu objetivo primário – organizar a sociedade de uma forma justa – para atingir o âmago dos cidadãos, em seu desiderato: a possibilidade de ser feliz”. A referida obra se encontra disponível também em e-book.

A obra em comento sofreu impulso da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 29/11/2010 que estimula expressivamente a autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação e da mediação (art. 4).

O enfoque é psicojurídico reconhece o quão traumático é a separação ou divórcio o que por si só é inovadora, embora já encontremos obras sensíveis ao tema com a do presidente do IBDFAM, Dr. Rodrigo da Cunha Pereira com sua obra “Direito de Família uma abordagem psicanalítica” aliás, convém acessar a sua preciosa entrevista vide https://investidura.com.br/biblioteca-juridica/colunas/resenha-juridica/279622-resenha–direito-de-familia-e-licoes-de-direito-empresarial

 

Essa indicação bibliográfica é quase uma referência obrigatória seja pela excelência em doutrina seja pela atualização legislativa e jurisprudencial, é a obra de Flávio Tartuce[2], sob o título Direito Civil 3, Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie. Uma obra de reforçado fôlego contendo 660 páginas, também disponível em e-book. Já se encontra em sua oitava edição.

Convém afirmar tantos aos acadêmicos como aos concursandos que toda a coleção de Flávio Tartuce é altamente recomendável para êxito na aprendizagem e na aprovação de concursos. Aproveito igualmente para divulgar o interessante blog do autor e professor: http://www.flaviotartuce.adv.br 

Outra indicação imperdível é a obra “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” de autoria de Luiz Felipe Pondé[3], célebre autor e palestrante do Café Filosófico e colunista da Folha de São Paulo, publicado pela Editora Leya, contendo 224 páginas. É uma leitura inteligente e instigante.

 

Notas:

[1] Advogada, psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, psicoterapeuta individual e familiar. Membro de Educadores da Escola de Pais do Brasil. professora de Pós-Graduação, membro pioneiro de número 16 da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Integrante dos pioneiros da Mediação do Brasil. Mediadora e consultora psicojurídica. Coordenadora de Mediação da Comissão de Direito de Família da OAB-SP.

[2] Flávio Murilo Tartuce Silva, formado em Direito pela USP em 1998. Pós-graduado em Direito Contratual na PUC/SP, mestre em Direito Civil Comparado pela PUC/SP, Doutor em Direito pela USP. Professor titular de várias instituições privadas e públicas.

[3] Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Ponde. Graduado em Filosofia pela USP, mestre em História da Filosofia Contemporânea pela USP, DEA em Filosofia contemporânea, pós-doutor em Epistemologia pela University of Tel Aviv. É professor da PUC- SP, da FAAP. Colunista exclusivo do jornal Folha São Paulo.

Como citar e referenciar este artigo:
LEITE, Gisele. Resenha – “Família, Separação e Mediação”, “Direito de Família”, “Direito Civil” e “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/resenha-juridica/resenha-familia-separacao-e-mediacao-direito-de-familia-direito-civil-e-guia-politicamente-incorreto-da-filosofia/ Acesso em: 19 abr. 2024