Resenha Jurídica

Entrevista com Marco Antonio Villa

Foi grande a minha honra de conversar ao telefone com o autor Marco Antonio Villa, da obra “Mensalão. O julgamento do maior caso de corrupção da história política brasileira” e fui logo inicialmente lhe parabenizando pela coragem e lucidez pelo conteúdo e pela importância da obra.

O autor foi testemunha atenta de todo o julgamento da Ação Penal 470, tendo efetivamente participado inclusive de todos os debates online promovidos pela Revista Veja.

Realizei uma breve entrevista e pude nessa oportunidade entabular uma conversa agradável e enriquecedora.

Marco Antonio Villa é bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia, doutor em História ( todos pela USP), Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, é autor de diversos livros, entre eles, A historia das constituições brasileiras: 200 anos de luta contra o arbítrio também publicado pela Editora Leya em 2011.

Cumpre agradecer a Andrea Jocys da Editora Leya que viabilizou o contato com autor e atendeu gentilmente aos meus e-mails.

Perguntei qual significado o mensalão deixa para a história brasileira?

O autor atentou que o Mensalão representou uma vitória histórica dos que defendem a democracia e a refundação da república brasileira contemporânea com o ganho de autonomia do Judiciário perante os demais poderes.

Outra pergunta: Como o senhor vê o resultado do julgamento enquanto fenômeno histórico?

O julgamento do mensalão trouxe o desnudamento da máquina governamental e vencemos aquele derrotismo íntimo do brasileiro que não acreditava numa reflexão judicial.

Aliás, é bom observar que o autor se ateve não são aos aspectos históricos bem como ao técnico-jurídico a ressalta que a presença do Ministro Toffoli no julgamento, reforça ainda mais sua legitimidade e coerência para o julgamento até mesmo em relação da dosimetria da pena.

A minha derradeira pergunta fora sobre o papel histórico do STF e do Judiciário brasileiro?

Destacou o autor que ocorreu efetivo lucro da cidadania e um plus no Estado de Direito, reacendo o brilho e a importância de Judiciário mais atuante e atento.

Os próprios embates desenvolvidos ao longo do julgamento bem ilustraram com transparência as dissidências na mais alta corte judicial do país.

Mas, por fim, restou vitoriosa a tese do relator Ministro Joaquim Barbosa com a condenação de grande maioria dos réus com apenação de prisão em regime fechado e multa.

Esse julgamento da democracia brasileira revela enfim uma nova fase da história brasileira, pois vencemos o derrotismo íntimo de que não iria acabar em nada.

Bem, essa foi minha breve entrevista, e já estou correndo nas livrarias para ler as outras obras do mesmo autor. E, o significado do mensalão ainda será mais sentido e efetivado mas isso requer uma reflexão compromissado de toda cidadania brasileira.

Aproveito para indicar o site pessoal do autor que é www.marcovilla.com.br 

Gisele Leite

Como citar e referenciar este artigo:
LEITE, Gisele. Entrevista com Marco Antonio Villa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/resenha-juridica/entrevista-com-marco-antonio-villa/ Acesso em: 29 mar. 2024