Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Softwares jurídicos: a busca por um sistema confiável, de qualidade, com preço justo

GuRocha

Divido mais um artigo escrito na coluna ON/OFF do site Espaço Vital, numa pesquisa sobre softwares jurídicos realizado ano passado:

GuRocha

De 3 a 15 de dezembro de 2019, o Espaço Vital realizou uma pesquisa sobre softwares jurídicos. A tabulação nos trouxe os resultados que remetem para algumas observações importantes. Foram 184 respostas. Vejamos a enquete e os gráficos.

No gráfico acima, podemos perceber claramente que a confiabilidade do sistema, atrelada à qualidade estão mais pujantes que o próprio preço. É o que todos queremos: um sistema confiável, de qualidade, com preço justo.

32% – Software próprio

14% – Themis

6,5% – Nenhum

5,4% – Promad integra

3,8% – Judice Office

2,7% – CPJ – Preâmbulo

2,7% – CP-Pró /Legal One (Thompson Reuters)

Pela amostragem recebida, percebemos que vários profissionais usam software próprio, que longe de ser uma tendência, se revela – na grande maioria das vezes – um grande problema.

Outro destaque é que nomes importantes do cenário nacional perderam espaço para softwares gaúchos. De notar que o Judice Office que vem crescendo nas pesquisas de sistemas.

Para fechar este ponto, surpreendente – mas não desconhecido – que em terceiro lugar esteja a não utilização de sistemas jurídicos, posto que a tecnologia quando deixada de lado pode onerar muito o custo operacional e principalmente por produzir menos, ficando fora de mercado/sem competitividade.

Nesta questão era possível escolher três atributos

Ø Mais citado – Integração com as publicações, inclusive processo eletrônico (intimações).

Ø 2º – Agenda com prazos, tipos e desejável automação.

Ø 3º – Relatórios completos e simples.

Concordo com os três pontos mais desejados no sistema. A integração com publicações é básica; agenda e tipos, da mesma forma; e extrair as informações igualmente é basilar, por isto, relatórios são essenciais.

E você, usa software jurídico? Compartilha destas ideias, ou diverge? É na colaboração que evoluímos. Por isso, venha dividir as suas ideias conosco!

#FraternoAbraço,

 

ConsultoriaGustavoRocha.com| Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

 

Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro

 

(51) 98163.3333 |  gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

 

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Softwares jurídicos: a busca por um sistema confiável, de qualidade, com preço justo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2020. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/softwares-juridicos-a-busca-por-um-sistema-confiavel-de-qualidade-com-preco-justo/ Acesso em: 29 mar. 2024