Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Para ser ON, seja OFF

A internet veio pra ficar, tanto que está sendo cotada como inciso dos direitos fundamentais constitucionais, e neste paralelo a tecnologia tem o mesmo apreço: é quase impossível sair de perto dos nossos celulares, que além de nos conectar com o mundo, muitas vezes fazem nos esquecermos de viver o mundo ao nosso redor.

Faça a experiência: chegue em casa, coloque o celular no escritório, num armário, numa gaveta e só pegue ele antes de dormir para colocar o despertador e não interaja com ele, exceto para despertar no dia seguinte…

Muitos dirão que sou louco, para que fazer isto, afinal, celular não cria dependência… Esta é a típica visão de todo viciado. Sempre acha que pode parar quando quiser.

E se você acha que isto só serve para nós, meros mortais, saiba que os gigantes da tecnologia ensinam justamente o contrário: ensinam a seus filhos a como ficar OFF da tecnologia.

Bill Gates lê inúmeros livros por ano – todos em papel. Os filhos de Mark Zukerberg – dono do Facebook, Instagram e Whatsapp – têm tempo restrito para verem tablets e celulares no dia. Grandes escritores, como Yuval Harari (que escreveu “Sapiens” e “Homo Deus”) sequer tem smartphone.

Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço, não é mesmo?

Temos no Brasil cerca de 80% das pessoas conectadas à internet, do trabalho ao banheiro, literalmente. Na conjunção, consomem mensagens, vídeos, notícias etc. numa tela pequena que, quando é esquecida ou perdida em algum lugar, deixa um vazio existencial na pessoa.

Isto é nocivo tanto porque não paramos nunca de trabalhar, de ler, de nos atualizar, quanto porque a vida privada interfere sem interrupções na nossa existência.

E como parar? Virar eremita e nem tocar na tecnologia?

Claro que não! Um dos aplicativos que já vêm nativos na própria tecnologia de celulares atualmente ajuda muito: chama-se controle de uso do tempo com o telefone. Procure no seu celular e verá que ele mostra quanto tempo foi usado para produtividade, para redes sociais, para diversão…

É um excelente indicador. Com ele, já virá escancarado o problema do uso excessivo, pois ele também traz a quantidade de horas que você usou o celular… é de assustar, se você levar a sério o que está sendo mostrado.

Para ser ON, seja OFF. Comece analisando o que você tem usado hoje, tente, SERIAMENTE, deixar o celular longe, no silencioso ou desligado, para aproveitar momentos em família, ler um livro ou olhar pela janela e pensar na vida.

Apesar do celular lhe conectar com todo o mundo, o mundo que precisa estar conectado a você está ao seu lado, ao alcance da sua mão, também.

#FicaaReflexão

Artigo publicado no Espaço Vital:  https://espacovital.com.br/publicacao-37554-para-ser-on-seja-off

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro

(51) 98163.3333 |  gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Para ser ON, seja OFF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2019. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/para-ser-on-seja-off/ Acesso em: 29 mar. 2024