Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Coluna On/Off no Espaço Vital!

Tenho o prazer de anunciar que sou o novo colunista do portal Espaço Vital, onde manterei uma coluna quinzenal de assuntos ligados a tecnologia, disrupção, marketing, gestão e muito mais: A coluna ON/OFF para debater tudo que está ON e o que devemos evitar (OFF).

Divido a publicação de abertura da coluna com vocês:

Um start, para entender como em determinada comarca, o processo do tipo ´x´, com pedido ´y´ será julgado…

É bom ir se acostumando com estrangeirismos, pois eles vieram pra ficar, seja no mercado corporativo, seja no direito. E para dar um start, um início a esta coluna quinzenal no Espaço Vital, nada melhor do que falar um pouco sobre o que ela irá abordar.

A coluna On/Off é um local para debatermos o que está ON na advocacia, como inteligência artificial, robôs, jurimetria, softwares jurídicos, workflow entre outros; e também o que está OFF, como práticas inadequadas de gestão, uso incorreto/incompleto da tecnologia, etc.

E por falar em ON, a bola da vez é a inteligência artificial. Mas, o que vem a ser afinal inteligência artificial, bem como conceitos novos de robôs e jurimetria?

Vamos analisar cada um de uma forma simples, direta e objetiva para demonstrar sua importância e ênfase:

Robôs nada mais são do que softwares que conversam com outros softwares (sinto muito você que imaginou o exterminador do futuro, mas ele continua sendo só um filme – exceto a Skynet que vamos abordar numa futura coluna e já foi até iniciada). E basicamente no direito os robôs se dividem em dois tipos:

a) Os que conversam com os sistemas do Judiciário (seja por captura de informações, seja por acesso ao processo eletrônico);

b) Os que conversam entre si (softwares particulares entre si).

Jurimetria é a estatística aplicada ao direito. Temos hoje em dois níveis basicamente: analítica e preditiva.

a) A analítica utiliza bancos de dados de processos judiciais por exemplo, para entender como em determinada comarca, o processo do tipo ´x´, com pedido ´y´ é julgado.

b) Já a preditiva pega no teu software o pedido do processo, por exemplo, e pode fazer uma predição sobre como será julgada aquela demanda, com base em outros julgados similares.

E a inteligência artificial, que ainda está engatinhando no direito, é um software que aprende sozinho a partir de premissas dadas anteriormente a ele.

Aliás, um dos grandes perigos e problemas da implantação e manutenção da inteligência artificial é justamente este aprendizado, pois se aprender errado toda construção posterior da dita inteligência estará errada.

Assim, sendo ON a inteligência artificial, é totalmente OFF aplicar a mesma sem antes pensar na gestão, nos fluxos, nos caminhos e meandros pelas quais ela irá aprender e ser útil ao negócio.

Aliás, métrica de ON/OFF totalmente válida em qualquer questão de tecnologia: se não for útil com aplicabilidade prática e simples, não vale a pena.

FONTE: HTTPS://ESPACOVITAL.COM.BR/PUBLICACAO-36867-UM-START-PARA-ENTENDER-COMO-EM-DETERMINADA-COMARCA-O-PROCESSO-DO-TIPO-ACUTEXACUTE-COM-PEDIDO-ACUTEYA

Acompanhe quinzenalmente as sextas-feiras no Espaço Vital:  https://espacovital.com.br

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333 |
 gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Coluna On/Off no Espaço Vital!. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2019. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/coluna-onoff-no-espaco-vital/ Acesso em: 25 abr. 2024