Gestão, Tecnologia e Qualidade para o Direito

Gestão, Tecnologia e Qualidade

Gestão, Tecnologia e Qualidade

 

Gustavo Rocha*

 

 

Quem precisa de Gestão?

 

Uma notícia publicada ontem no portal do TST pode ter passado desapercebida pela maioria dos advogados, contudo esta notícia tem uma informação substancial para a sobrevivência na advocacia.

 

A notícia tem o seguinte título: Escola de Magistrados inicia curso de formação de gestores. Leia na íntegra aqui.

 

Você deve estar se perguntando: O que o estudo dos juízes tem a ver com o meu trabalho? Quiçá minha sobrevivência?

 

Vamos juntos raciocinarmos:

 

Princípios básicos de gestão nos norteiam que devemos ter indicadores para apurarmos com precisão o que está acontecendo e desta forma poder agir de maneira racional e planejada.

Vamos analisar no judiciário:

 

Princípios básicos de gestão nos norteiam que devemos ter indicadores (levantamento sistemático do número de ações, de recursos, de tipos de demanda, etc) para apurarmos com precisão o que está acontecendo e desta forma poder agir de maneira racional e planejada.(alguém desconfia do que teremos em prol da agilidade além da tecnologia? Muitos recursos acabam com o processo, tornando-o lento… Já ouviu isto antes? E se vier maquiado com uma palavra mágica: A gestão do judiciário irá fazer com que o processo dure apenas 3 meses! Claro, sem nenhum tipo de Agravo ou Mandado de Segurança…).

 

Sem adentrar o mérito da súmula vinculante e extinção de recursos, mas discorrendo sobre gestão: Com os processos organizados por tipo de ação, quantidade de recursos, etc, aplicar em ações de massa será simples. Basta um clique e mais de 20 mil processos julgados… Dirão os juízes do alto de seu desenvolvimento de gestão: São todos processos iguais, todos foram julgados de maneira igual.

 

Agora, nós advogados – que somos indispensáveis a administração da justiça – sabemos que cada profissional tem sua maneira, seu jeito de abordar a matéria. Mesmo matérias sumuladas, como juros, por exemplo, podem ser debatidas sob uma nova ótica… Senão, cadê a liberdade? Como teremos novos julgados ou reanálises de assuntos antes julgados? Afinal, quem vai classificar o processo será um serventuário e não um juiz…

 

Então, quem precisa de gestão?

 

OS ADVOGADOS, MAIS DO QUE NUNCA!

 

A gestão está intimamente ligada a organização interna do escritório, reestruturação dos processos internos, entre outras atividades, mas é, sobretudo, visão de gestor que faz a diferença entre o simples advogado e o profissional do futuro.

 

O simples advogado lê tudo que está neste post, concorda ou não, mas volta para o seu micro e vai peticionar, ler jornais, etc.

 

O profissional do futuro lê tudo que está neste post, concorda ou não, mas procura elementos para mudar.

 

Como assim mudar?

 

Ver o mundo de uma forma diferente. Se temos a consciência de alguma coisa e nada fazemos, a responsabilidade é nossa!

 

Se cada vez mais teremos ações padronizadas, devemos buscar outras formas de chegarmos aos objetivos de Justiça dos clientes, seja através da arbitragem, consultoria preventiva de litígios, etc.

 

Devemos reestruturar o escritório com vistas aos novos mercados, estarmos preparados para processo virtual – um caminho sem volta – vislumbrarmos ações antes tidas como garantidas, hoje são ações de risco…

 

Mudar, inovar, criar…

 

Mude sua forma de ver o processo judicial!

 

Pense o processo como um meio e não como fim. Quer dizer, o ideal é obter o resultado, mas o meio utilizado nem sempre precisa ser o judicial.

 

Inove, pense em colocar nos contratos a arbitragem, estude assuntos diferentes daqueles que sempre estudou.

 

Crie alternativas de crescimento, pense nas alianças estratégicas, parcerias com outros colegas, escritório full office.

 

Sempre há espaço para um profissional de futuro… Já para o simples advogado, resta a súmula vinculante e processos com destino certo…

 

Não aceite isto!

 

Aplique a gestão no seu escritório e quiçá, e porque não, na sua vida!

 

Seja realmente o comandante do seu negócio!

 

E, sobretudo, analise o mundo ao seu redor… ele está em constante mutação… Encontre o seu espaço!

 

Muito sucesso!!!

 

 

* Diretor da Gestão Adv.br

E-mail: gustavo@gestao.adv.br

 

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Gestão, Tecnologia e Qualidade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/gestao-tecnologia-e-qualidade-para-o-direito/gestao-tecnologia-e-qualidade/ Acesso em: 18 mar. 2024