Sociedade

Jaguar XF SV8 na Contramão

 

                                   VOCÊ PROVAVELMENTE LEVA MAIS TEMPO PARA LER ESTA FRASE DO QUE ELE PARA CHEGAR A 100Km/h. O LUXO NUNCA FOI TÃO RÁPIDO.  Abrindo uma revista semanal nos últimos dias nos deparamos com a publicidade do novo Jaguar XF SV8 (www.gbcars.com.br).  A curiosidade nos levou fez pesquisar no site oficial da marca para ver como é divulgado o produto nos vários lugares do mundo, o texto  comum da fábrica para todos os países é basicamente o seguinte, em português transcrito da sua divulgação em Portugal: Conforto, Comportamento e Qualidade de Acabamento Excepcional. Isto é Luxo Desportivo.  Em inglês: Sporting Luxury.

 

                                   Na Câmara dos Deputados está em debate o Projeto de Lei 3781/2004 (Dep.Pompeo de Mattos)  que veda a promoção publicitária de veículos que induzam ao excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, aos pedestres e às normas de trânsito.  Na justificativa do projeto ele cita alguns exemplos: ‘Chegou o KA XR 1.6. Simplesmente rápido, muito rápido’; ‘Hyunday: você não dá a partida. Dá a largada’; ‘Golf: Conforto, elegância, estilo e 180 cavalos de potência, que ó pra você não se afrescalhar. Novo Golf GTI’.

 

                                   Recentemente a Lei 12006/2009 fez alterações do Capítulo de Educação do Código de Trânsito Brasileiro, determinando que nas publicidades de veículos e afins (peças, acessórios, etc.) sejam colocadas mensagens relacionadas à segurança de trânsito, ainda a serem estabelecidas pelo CONTRAN.  Imaginem a propaganda do Jaguar transcrita acima seguida pela frase – ‘Respeite os limites de Velocidade’.  Seria no mínimo contraditória pois ela soa acima de tudo como um desafio, primeiro para saber a qualidade de sua leitura dinâmica, e segundo se a estabelece uma disputa entre a leitura do texto e a capacidade de aceleração do veículo.  Note como na propaganda mundial da marca a mensagem foi passada de forma discreta e elegante, típica do que a marca representa ‘SPORTING LUXURY’.  No Brasil a agência publicitária do representante da marca já quis chutar o balde.  Só faltava colocar ao lado do veículo um artista de cinema fumando um charuto cubano e bebendo uma taça de champanhe no console, enquanto dirige.  A agência de publicidade contratada não deveria receber, deveria é pagar para fazer essa excrescência.

 

 

* Marcelo José Araújo – Advogado e Consultor de Trânsito. Professor de Direito de Trânsito da UNICURITIBA

 

Como citar e referenciar este artigo:
, Marcelo José Araújo. Jaguar XF SV8 na Contramão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/jaguar-xf-sv8-na-contramao/ Acesso em: 25 abr. 2024