Sociedade

Palavras aos Adolescentes

 

São Palavras que podem ser úteis a quem está vivendo essa fase passageira da vida:

 

1) Você (como todas as demais pessoas) é herdeiro de Deus e, por isso, tem direito à felicidade.

 

2) Mas as coisas mais importantes (dentre as quais a felicidade) têm de ser conquistadas pelo seu esforço e determinação.

 

3) Para conseguir seus objetivos o único caminho é você aperfeiçoar-se o máximo que você conseguir.

 

4) Os métodos escusos podem produzir êxito nas suas conquistas, mas é certo que se fazem acompanhar de lágrimas (mesmo que ocultas).

 

5) A única pessoa com quem você deve disputar, de verdade, é você mesmo, ou sejam, suas limitações e deficiências, procurando superá-las.

 

6) Se você fizer tudo certo e persistir, os resultados exitosos serão alcançados, mesmo que demorem um tanto ou não sejam exatamente aqueles que você imaginava.

 

7) Não traia sua consciência, porque, se você perder a graça de Deus, estará realmente sozinho, mesmo que rodeado de amizades verdadeiras ou falsas.

 

8) Não se deixe dominar pelas outras pessoas mas também não procure dominá-las. Respeite a liberdade alheia de pensar como queira e não se deixe dominar por ninguém, procurando sempre pensar e agir de acordo com sua consciência.

 

9) Saiba diferenciar os verdadeiros dos falsos amigos, mas, mesmo identificando alguém como inimigo, não lhe faça mal; todavia, não deixe que ninguém lhe faça o mal.

 

10) Desenvolva atividades: físicas para ter saúde, intelectuais para desenvolver a inteligência, sociais para adquirir amizades e fraternais para sentir felicidade.

 

11) Confie sempre em Deus, reze sempre que estiver em dificuldade e também para agradecer a Deus as coisas boas que lhe acontecem.

 

12) Desenvolva um amor profundo à Natureza, aos seres inferiores da Criação e, mesmo que se decepcione com algumas pessoas, nunca deixe de dedicar amor à humanidade.

 

13) Tenha certeza de que somente o tempo lhe dará condições de ingressar no mundo dos adultos, mas não tenha pressa em virar adulto, pois não basta ser adulto fisicamente, sendo necessário amadurecer intelectual e moralmente.

 

14) Tome cuidado com os colegas que lhe oferecem bebidas alcoólicas, cigarro e drogas, pois esses colegas são mais perigosos do que imaginam.

 

15) Saiba que a adolescência é apenas uma fase da sua vida (e não a mais importante), mero caminho para a idade adulta, que é a definitiva, quando, então, você se realizará como ser humano.

 

 

* Luiz Guilherme Marques, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora (MG).

Como citar e referenciar este artigo:
MARQUES, Luiz Guilherme. Palavras aos Adolescentes. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/palavras-aos-adolescentes/ Acesso em: 29 mar. 2024