Sociedade

A Sustentação da Paz Mundial

 

Há um grupo de seres humanos para quem a Estética é uma verdadeira ciência, acima das Ciências.

 

Para elas, as orelhas, além de importantes detalhes do aparelho auditivo, representam sustentáculos preciosos para carregar brincos maravilhosos.

 

Para elas, as sobrancelhas e os cílios, mais que contribuidores do sentido da visão, trabalham como enfeites decisivos do rosto.

 

Para elas, os lábios, mais que essenciais à função da alimentação, devem ser depositários de coloridos os mais variados para valorizar a beleza da fisionomia.

 

Para elas, os cabelos nunca são mero protetor do couro cabeludo, mas também acessórios milagrosos para o embelezamento dos membros da espécie.

 

Para elas, os dedos não servem apenas para auxiliar as mãos, mas igualmente para encherem-se de anéis coloridos.

 

Para elas, as unhas não são meros protetores das extremidades dos dedos mas verdadeiras telas para pinturas exuberantes.

 

Para elas, os braços detêm a função de realizar esforços mecânicos mas igualmente se fazem cabides para pulseiras múltiplas.

 

Para elas, o vestuário não visa apenas a cobrir o corpo contra as variações de temperatura mas se transformar em verdadeiras obras de arte.

 

Para elas, o ventre não se destina a mero repositório de alimentos mas também para guardar, durante nove meses, o fruto do seu amor, perpetuando a vida humana.

 

Para elas, todo ambiente natural merece respeito, mas deve ser modificado infindavelmente sob o ângulo da Estética.

 

Para elas, a higiene é detalhe indispensável em qualquer situação.

 

Para elas, a gentileza é artigo de primeira necessidade e indispensável à vida cotidiana.

 

Para elas, a violência e a guerra são intoleráveis.

 

Há governos e governantes que se orgulham de trabalhar pela paz social e mundial, mas aquelas criaturas são as únicas que realmente sustentam a paz nas cidades e nos países.

 

Graças a elas, com sua capacidade inata de perdoar, é que se faz possível a vida humana no planeta.

 

Se não fossem elas – através das suas renúncias, dedicação e trabalho silencioso – a humanidade já teria desaparecido da face do orbe em hecatombes inimagináveis.

 

Louvemos esses mais de três bilhões de seres belos, pacíficos e dignificadores da espécie humana.

 

 

* Luiz Guilherme Marques, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora (MG).

Como citar e referenciar este artigo:
MARQUES, Luiz Guilherme. A Sustentação da Paz Mundial. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/a-sustentacao-da-paz-mundial/ Acesso em: 18 abr. 2024