Sociedade

Benefícios do uso da inteligência artificial na gestão jurídica

Imagine o seguinte cenário: toneladas de papéis, pilhas de documentos, milhares de processos, centenas de relatórios periódicos enviados pelos escritórios terceirizados. Se identificou? Pois saiba que a tecnologia de IA (Inteligência Artificial) pode trazer muitos benefícios para a gestão jurídica. Para comprovar isso, o JP Morgan, maior banco dos Estados Unidos, estima que, por meio de IA, são processadas em segundos, análises que consomem cerca de 360 mil horas de trabalho de advogados por ano.

De acordo com estudo da Thomson-Reuters, a IA pode desempenhar um papel significativo na área jurídica, aumentando a produtividade dos profissionais – não substituindo-os, como muitos podem pensar. Se esse dia a dia burocrático já excede o tempo disponível dos profissionais do departamento jurídico, pense, então, no esforço necessário para classificar tendências, detectar padrões, procurar desvios e anomalias.

Por isso, todas as áreas e profissionais devem olhar para a IA como uma oportunidade de transformação de seus serviços. Na gestão jurídica, a tecnologia de IA já é usada para diversas atividades:

  •  Em pesquisas legais e para projetos piloto que tentam prever resultados de litígios;
  • Na automatização de tarefas repetitivas, como a elaboração de acordos de menor exposição ou de baixa responsabilidade;
  • Com amostragem para identificar documentos relevantes;
  • Na busca e coleção de cláusulas para revisão durante uma due diligence transacional, por exemplo;
  • Na avaliação do desempenho dos serviços contratados aos escritórios parceiros.

Os chatbots são um exemplo atual de como a Inteligência Artificial pode contribuir no atendimento e relacionamento empresa-cliente. Ao analisar e consultar uma base gigantesca de dados e interações, esses robôs respondem em linguagem humana, auxiliando nos chamados dos clientes e dando detalhes e prazos de determinado chamado, priorizando as solicitações de acordo com a urgência.

Os gestores das áreas jurídicas das empresas precisam perceber o potencial da IA para transformar seus departamentos, reduzir custos, desenvolver estratégias de negócios, minimizar os riscos contratuais e avaliar os serviços dos escritórios contratados. Adotar ferramentas de Inteligência Artificial na gestão jurídica já está se transformando em realidade porque, simplesmente, elas já estão por aqui e em todos os lugares. Você vai ficar de fora?

Claudio Bernardo  é arquiteto de soluções da Benner

Como citar e referenciar este artigo:
BERNARDO, Claudio. Benefícios do uso da inteligência artificial na gestão jurídica. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2018. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/beneficios-do-uso-da-inteligencia-artificial-na-gestao-juridica/ Acesso em: 28 mar. 2024