Sociedade

Biofísica do sucesso

O homem é o único ser vivo que tem a capacidade de adaptar o seu ambiente de acordo com as suas necessidades ou seus anseios.

As plantas se adaptam ao seu ambiente, as do clima tropical e as do clima frio, cada uma com suas características. Os diversos animais se adaptam ao seu ambiente conforme as circunstâncias peculiares. Todavia, o homem constrói edifício quando falta espaço horizontal, constrói pontes para transpor barreiras, constrói aviões para chegar mais rápido ao destino, e assim por diante.

Em centenas de empresas nas quais já prestei consultoria em relação ao Ambiente Básico, a grande maioria quer mudar os resultados urgentemente, ou melhor, precisa mudar. Contudo, permanecem com os mesmos hábitos ou paradigmas. Então, por meio da alteração do fluxo de energia sistêmica do ambiente, querem mudar os resultados auferidos.

Ora, isto é possível, mas requer tempo necessário, porém elas não dispõem deste tempo. Sendo assim, o mais eficaz e imediato para mudar resultados é trabalhar o ambiente e seguir as sugestões de mudança de atitude. As que trilham este caminho conseguem atingir o equilíbrio, cumprem suas metas e mantêm a constância da situação.

Podemos exemplificar com outros fatos: se mandarmos o nosso carro para um reaperto e lavagem e voltarmos para a mesma estrada esburacada e empoeirada, em pouco tempo estará como antes. Se alguém que largou o vício da bebida voltar a frequentar o boteco de alcoólatras, é muito grande a probabilidade de reincidência. Quando alguém toma banho coloca a mesma roupa suja? O fato repetitivo de as empresas treinarem seus colaboradores com frequência, mas não modificarem a energia do seu ambiente faz com que, em pouco tempo, tudo volte a ser como antes.

A criação de um ambiente propício é ação necessária para a mudança dos resultados, tanto quanto o treinamento da equipe. O ambiente da empresa é constituído por elementos visíveis como a sua estrutura arquitetônica, as cores, os equipamentos, mas é a sua energia sistêmica que vai dar a sensação de bem-estar, harmonia e induzir o comprometimento da equipe de forma extrínseca.

Comprovadamente, este modelo é eficaz, vencedor e de sucesso. Todavia, respaldado somente por um empresário visionário, arrojado e de vanguarda.  Os demais correm atrás e pagam o preço. Há, ainda, os que não acreditam em nada que não seja visível ou palpável, mas utilizam telefone celular, internet, controle remoto, GPS, TV via satélite, alarme com sensor e outros. Como assim, isto não tem fio? Bem, o que importa é o resultado.

Isnar Amaral

Consultor Ambiental

Especialista em Qualidade do Ambiente

www.ambientebasico.com.br

Como citar e referenciar este artigo:
AMARAL, Isnar. Biofísica do sucesso. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/biofisica-do-sucesso/ Acesso em: 28 mar. 2024