Sociedade

Brasil alcança os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Nem tudo está perdido em nosso país, isto não quer dizer que não haja crise internamente, na qual não mereça atenção do povo e das instituições democráticas.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou relatório O Estado da Insegurança Alimentar na América Latina e o Caribe. No relatório, o programa Fome Zero foi além da meta de redução da fome, a erradicou.

O relatório da FAO, “a fome mudou de um olhar setorial a enfoque transversal e intersetorial”. Além de o Brasil alcançar a meta Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (DOM), também alcançou a meta da Cúpula Mundial da Alimentação.

No relatório, um dos principais motivos para o sucesso da redução da fome se deve ao crescimento econômico e a concentração de gastos públicos nas políticas sociais aos mais pobres. Ou seja, o crescimento econômico, concomitantemente, com as políticas sociais [Estado Social] fez com o Brasil alcançasse a meta. Logo, é preciso desenvolvimento econômico, de forma sustentável, claro, e políticas [eficientes] de governo, embasada no Estão Social, para se diminuir, ou acabar, não somente a fome, mas as diferenças sociais em nosso país.

“A história de sucesso da região é baseada pela situação macroeconômica positiva durante as duas últimas décadas e ao sólido e contínuo compromisso político dos países da América Latina e Caribe com a erradicação da fome”, (Raúl Benítez, representante Regional da FAO).

Infelizmente, com os acontecimentos ocorridos pelos inúmeros crimes, de corrupção, de peculatos, de improbidade administrativas, no caso Lava Jato, a economia brasileira entrou em recessão, comprometendo o Estado Social. Eis o grande percalço, contemporâneo, ao Estado Social, os crimes dos lobistas, dos agentes políticos.

Sérgio Henrique da Silva Pereira: jornalista (35.414 – RJ), educador, produtor, articulista, palestrante, colunista. Articulista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), ABJ (Associação Brasileira dos Jornalistas), Conteúdo Jurídico, Editora JC, Fenai/Faibra (Federação Nacional da Imprensa), Investidura – Portal Jurídico, JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Observatório da Imprensa.

 

 

Como citar e referenciar este artigo:
PEREIRA, Sérgio Henrique da Silva. Brasil alcança os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/brasil-alcanca-os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio/ Acesso em: 28 mar. 2024