Sociedade

Tendências geram expressões na moda

As palavras e expressões mais usadas no mundo da moda são utilizadas como um código para que o público possa acompanhar as tendências fashion. Grande parte dos termos utilizados pelos estilistas e designers são de origem inglesa e francesa, o que pode dificultar o entendimento desse universo que pode se tornar um pouco confuso na hora de comprar alguma roupa de grife ou label. Para tanto, na sequência dos artigos sobre o tema, apresento novos termos, uns mais técnicos, outros mais comuns.

A história da moda é marcada pelos diferentes tempos e movimentos culturais que influenciaram as sociedades na ocasião. Por exemplo, o Renascimento e o Iluminismo inspiraram a moda, sendo possível identificar tendências diferentes. Estas tendências foram se aprimorando e se atualizando nos moldes das confecções de roupas. Os desfiles de moda mais importantes ocorrem, geralmente, em grandes cidades como Milão, Paris e Nova York, onde designers, estilistas ou desenhistas de moda apresentam as suas criações e estabelecem tendências para o futuro.

O costumeiro pretinho básico, que tantas mulheres recorrem na hora de escolherem suas roupas, é chamado de little black dress. O Trendsetter é o gerador de tendência, ou seja, quem lança a moda. Por falar em moda, com a proximidade do inverno sempre é bom saber as tendências e os nomes corretos.

Em relação às botas, Ankle Boots são as de cano curto; apenas Boots se refere às de cano médio e alto; e as Cuissarde são aquelas que vão além dos joelhos, também conhecidas como over knees. Open toe é um sapato ou bota com a ponta aberta.

Sobre os casacos, quando se refere a um grande e acolchoado para o frio chamamos de Anorak. Os mais largos e amplos, como se fosse a jaqueta de um namorado, são chamados de Boyfriend Jacket. Maxi Pulôver também é um casaco grande, geralmente de lã, que pode ter manga longa ou não. Bolero, com ou sem mangas, é um casaco curto e aberto, que cobre somente os ombros e seios e deve ser usado sobre regatas. Trench Coat é um tipo de capa/casaco comprido, utilizado sobre outras roupas. Originalmente é uma modelagem inglesa masculina feita de gabardine (tecido têxtil com o seu fio muito junto utilizado para a fabricação de sobretudos), com pala nas costas e faixa na cintura, que se tornou um clássico do guarda-roupa feminino.

Twin-Set é um conjunto (blusa e casaco) de material ou padronagens iguais.

Milka Wolff

www.museudamoda.com.br

 milka@milka.com.br

Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)

Como citar e referenciar este artigo:
WOLFF, Milka. Tendências geram expressões na moda. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/tendencias-geram-expressoes-na-moda/ Acesso em: 28 mar. 2024