Sociedade

Páscoa, símbolo de perdão e amor.

Páscoa, símbolo de perdão e amor.

 

 

Gustavo Rocha*

 

 

A Páscoa se aproxima.

 

    Independente da nossa crença, a Páscoa é um momento de reflexão, momento único em que o filho homem de Deus-Pai morreu por nós para nos salvar.

 

   Uma data que remonta a uma palavra simples, muito esquecida nos dias atuais, mas fundamental para a nossa existência: Perdão.

 

   Cristo morreu para redimir nossos pecados.

 

   Se você não acredita nisto, não tem problema. Reflita apenas. Um homem deu a própria vida em prol de outros homens. Ou seja, um gesto de abnegação, desprendimento, enfim, um ato único de amor.

 

  O que realmente importa é que o perdão deve fazer parte das nossas vidas.

 

  Afinal, porque perdoar?

 

  Porque somos seres imperfeitos, somos falhos, mas queremos acertar e o nosso semelhante igualmente tem o direito de errar.

 

  O que faz o perdão?

 

  Nos traz a paz. Nos retorna ao sentido de proteção e amor fraternal. Quando perdoamos de coração somos seres em estado de graça, de paz, de bondade, de união.

 

  O perdão não é apenas um sentimento. O perdão é um ato. O perdão é uma atitude.

 

  Perdoar não pode ser “de boca”. Perdoar tem que ser de coração, de peito aberto, sem orgulhos, sem frescuras.

 

  Perdão não significa aceitar tudo que o outro faz. Significa exigir porque o ama.

 

  Perdoar é um ato em que temos que estar preparados. Pois, perdoar é deixar para trás tudo que passou e começar novamente.

 

  Não é uma atitude fácil. Perdoar é difícil e por isto é tão raro.

 

  Contudo, não é impossível perdoar. O elemento mais importante para o perdão está dentro de nós, está no nosso coração: o amor.

 

   Com o amor, o perdão se traduz em leveza, em vida feliz, em harmonia e paz de espírito.

 

   Independente da sua crença, pratique o perdão.

 

   Aproveite este feriado prolongado para estar junto daquelas pessoas que ama e praticar o perdão. O perdão verdadeiro, de coração.

 

   Assim como no dia a dia o mais importante é sermos pró-ativos, estarmos buscando o crescimento e sobretudo a felicidade, devemos ver o ato de perdoar como parte de nossa existência.

 

  Reflita sobre isto.

 

   Mas, quando agir, aja com coração aberto, palavras francas e sinceras – sem ofensas, gritos ou acusações – principalmente deixando o sentimento libertar o rancor… Chore, isto faz um bem danado… Mas, sobretudo, não se contenha: Ame, Perdoe. Pode ser também: Perdoe e ame. O que importa é que o amor com o perdão é pleno na sua existência e validade.

 

   E você pode se questionar: E o chocolate?

 

   Chocolate é símbolo do prazer, portanto, do amor e, por conseguinte, do perdão… Coma chocolate com moderação, ame muito e verdadeiramente e perdoe sem moderação, afinal, a liberdade e o amor consistem na certeza de um coração sem mágoas, rancores e frustrações, ou seja, um coração repleto de perdão para viver no amor a plenitude da felicidade!

 

  Uma Feliz Páscoa!!!

 

  Votos de um coração apaixonado, feliz, verdadeiro e sincero com as palavras, além de exercitar o perdão todos os dias…

 

 

* Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico.  

 

Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP.

 

Presta consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia.

Como gestão, atua diretamente com a equipe, maximizando resultados, organizando, planejando e estruturando processos, procedimentos e o próprio escritório.

 

Com tecnologia, extrai do software que o escritório possuir – ou orçar no mercado um produto conforme as necessidades do escritório – o máximo de rendimento, controle e gerenciamento, tornando o escritório mais ágil, rentável e preparado para o mercado.  

Com qualidade, fornece aos escritórios em parceria com a consultoria KR, certificação ISO/9001.

 

Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora: “Reformas Advindas da Lei 10.931/2004 na busca e apreensão em alienação fiduciária”, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Leia as entrevistas em revistas aqui.

 

Acesse nossas publicações e posts diários aqui.

 

Atua também como palestrante e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

 

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

 

Como citar e referenciar este artigo:
ROCHA, Gustavo. Páscoa, símbolo de perdão e amor.. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/pascoa-simbolo-de-perdao-e-amor/ Acesso em: 29 mar. 2024