Sociedade

Medo do fracasso: como enfrentar este vilão na vida profissional

* Olívia Machado

Não vou falar aqui do medo essencial, aquele que lhe impede de fazer loucuras para preservar a sua vida. O objetivo aqui é abordar o medo do fracasso, aquele que trava, escraviza e tem efeitos destrutivos, levando as pessoas a acreditar em problemas estatisticamente improváveis. Vamos falar como é possível vencer esse medo “do mal”, se é que assim podemos chamá-lo.

Você já teve tanto medo de fracassar em alguma situação a ponto de desistir de tentar? Já passou por ocasiões em que o medo tenha feito com que você se auto- sabotasse com milhões de justificativas para evitar enfrentá-las.

Acredito que muita gente já tenha passado por estas experiências. O medo de falhar pode ser paralisante, impedindo de dar um passo a frente e, portanto, de avançar na vida. Contudo, ao permitir que o medo pare o progresso, você se submete à perda de algumas grandes oportunidades.

O medo do fracasso pode ser reconhecido quando você sente uma relutância em experimentar coisas novas ou se envolve em projetos desafiadores. Também quando se auto-sabota procrastinando ou sentindo uma ansiedade excessiva em relação a um objetivo. Outro problema acontece quando existe falta de autoconfiança e você repete para si mesmo que não é bom o suficiente para determinada coisa, terminando por se convencer disso. Ou ainda, quando apenas se permite enfrentar aquilo que você sabe que realmente é bom, visto que praticamente não há chance de insucesso.

Esse medo existe, mas acredito que há formas de usá-lo a seu favor. Em primeiro lugar, é importante aceitar que sempre há uma chance de falhar em tudo o que se faz. Saber que esta possibilidade existe e abraçá-la, não é apenas uma maneira corajosa de lidar com a situação, mas também pode proporcionar uma vida muito mais plena e gratificante.

Outra forma interessante de reagir é analisar todos os resultados possíveis de uma situação. Muitos experimentam o medo do fracasso porque temem o desconhecido. O medo lhe faz projetar os acontecimentos futuros, imaginando aquilo que pode acontecer e dar errado. Considerar todos os possíveis resultados de sua decisão vai ensiná-lo a mapear o que é realmente possível e aquilo que está sendo superestimado. Será mais fácil seguir em frente com um cenário mais realista.

É importante também aprender a pensar de maneira positiva. Muitas vezes as pessoas são demasiadamente severas e injustas consigo mesmas, de uma forma que jamais são com colegas ou membros de sua equipe. Isto, somado a alguns pensamentos negativos, pode causar estresse e infelicidade intensa, prejudicando gravemente a autoconfiança. Monitorar o modo pessimista de pensar e começar a focar em ideias mais otimistas é um método poderoso para recuperar a autoestima e neutralizar a auto-sabotagem.

Por fim, tenha um plano de contingência. Ter um “plano B” pode ajudá-lo a se sentir mais confiante para seguir adiante.

O melhor de tudo isso é que esta habilidade de superar os medos pode ser desenvolvida por qualquer um. É claro que não acontece num passe de mágica ou sem nenhum esforço. Este aprendizado é o resultado de uma intenção deliberada e ação consciente no sentido de aprender a lidar com as coisas que assustam. Os resultados são excelentes.

Temer a falha a ponto de nem sequer tentar impede que você conheça, verdadeiramente, aquilo que é capaz de atingir. Por isso, enfrentar o medo não apenas lhe faz crescer como pessoa, mas também permite expandir as possibilidades que cercam a sua vida, a fim de se tornar muito mais pleno.

* Olívia Machado é coach pessoal e profissional, palestrante da Thelema Coaching. Mestre em Direito Internacional é também autora do livro “Homologação de Sentença Estrangeira”. Presta serviços de coaching para escritórios de Advocacia, Departamentos Jurídicos e Profissionais diversos, com foco em desenvolver pessoas, realizar melhoria de processos e gerir mudanças e conflitos. www.thelemacoaching.com.br

Como citar e referenciar este artigo:
MACHADO, Olívia. Medo do fracasso: como enfrentar este vilão na vida profissional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/medo-do-fracasso-como-enfrentar-este-vilao-na-vida-profissional/ Acesso em: 29 mar. 2024