Sociedade

Lar: lugar de afeto e respeito

Lar: lugar de afeto e respeito

 

 

Maria Berenice Dias*

 

 

O ideograma chinês que representa o lar é o mesmo que significa a paz : um telhado abrigando um homem e uma mulher.

 

Essa foi a imagem que inspirou a criação do Projeto LAR: Lugar de Afeto e Respeito, lançado pelo JusMulher nesta data, 8 de março – Dia Internacional da Mulher, com o apoio do movimento de mulheres, que, pela primeira vez, faz uma junção de forças para obter maior ressonância à extensa pauta de reivindicações.

 

O Afeto que norteia o surgimento da união não pode se transformar em ódio, quando deixa de existir o amor. O Respeito entre homens e mulheres tem de persistir sempre, face à singela constatação de que são seres complementares, cujas poucas diferenças não os transformam em sexos opostos.

 

O Lar não deve se tornar um campo de batalha, palco de pequenez e vinganças, que acaba se traduzindo em violência física ou psicológica, manifestada por demonstrações de desprezo e menosprezo, e onde brigas e desavenças chegam em muitos casos à morte.

 

Talvez só superada pelo valor vida, a paz é um dos valores mais perseguidos pela humanidade. Mas a paz não é uma dádiva, é uma verdadeira conquista, que em muito depende do bom uso da liberdade, conceituada como o pleno uso da inteligência e da vontade respeitando a inteligência e a vontade do outro. A liberdade também não é uma graça que nos é dada, mas um estado a ser conquistado, por meio de um processo de construção diuturno.

 

A paz tão desejada entre um homem e uma mulher tem como pressuposto a coexistência do afeto. Condicionada ao respeito mútuo, pelo exercício da liberdade e tendo como lugar de realização plena o lar.

 

Mesmo parecendo utópico, haverá um dia em que o efetivo reconhecimento da igualdade fará o Dia Internacional da Mulher perder seu significado, passando-se a festejar, quem sabe, o Dia Internacional do Lar – Lugar de Afeto e Respeito. Nessa data se estará comemorando a conquista, não do maior valor da humanidade, mas da sua meta ideal: a felicidade.

 

 

 

* Desembargadora do Tribunal de Justiça do RS

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

Como citar e referenciar este artigo:
DIAS, Maria Berenice. Lar: lugar de afeto e respeito. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 1999. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/lar-lugar-de-afeto-e-respeito/ Acesso em: 18 abr. 2024