Sociedade

A Crise é uma Oportunidade de Desenvolvimento Profissional

A Crise é uma Oportunidade de Desenvolvimento Profissional

 

 

Francisco de Assis dos Santos*

 

 

Introdução

 

No momento atual que estamos vivenciando uma crise econômica mundial em que tem como tema principal a economia mundial que é norteada pelos países de primeiro mundo, assim chamados, pois influenciam todos os demais países.

 

Sabemos que a crise financeira causa uma grande ingerência nos países do mundo, sobretudo os emergentes, e daí por diante afetando comunidades por completo, isso até chegar a cada lar do Brasil.

 

Mas em toda historia da humanidade sempre houve crises e que com o decorrer do tempo todos se adaptaram a situação, e enfim o problema foi solucionado. O que nos chama a reflexão é que apesar da crise novas oportunidades surgem todos os dias, e isso para quem consegue vê no meio do turbilhão de dificuldades que desencadeia uma crise mundial.

 

Mas a crise também tem seu lado positivo, embora à maioria não enxergue, mas há, e é uma realidade para todos que querem tomar conhecimento.

 

É justamente numa crise que empresas se fundem surgindo novas empresas com maior poder de mercado, e para surpresa nossa com maior possibilidade de possuir sua fatia de mercado ainda maior.

 

Para podermos despertar numa crise para as oportunidades são necessários alguns critérios que são exigidos de nós, são eles, por exemplo, procurar descobrir a oportunidade de mercado, o que realmente está acontecendo e se está nos atingindo mesmo, e fazer a poupança forçada.

 

Mas muitas pessoas só vêem o problema e logo se fecham para encontrar as saídas que existem, e isso cria uma dificuldade para descoberta da oportunidade.

 

Quando passamos por um momento difícil financeiramente a primeira coisa que pensamos é no que devia ter feito antes de tudo, e que não foi feito; mas não refletimos sobre o que se aprendeu naquele momento de dificuldade.

 

Mas precisamos assumir uma postura mais madura, e procurar buscar no meio das dificuldades a solução, pois ela existe e na maioria das vezes está próximo de nós e não vemos.

 

É necessário também uma verdadeira leitura e pesquisa buscando as informações necessárias para superar o momento, porque enquanto uns ficam preocupados e se lamentando outros estão à procura de algo para sair da situação; lembro aqui o livro quem mexeu no meu queijo onde há um ratinho que fica parado e o outro sai em busca de uma saída do labirinto a procura de outro queijo, ou seja, de outra expectativa de sobrevivência, assim é a nossa vida, e precisamos ter uma postura semelhante.

 

 

Desenvolvimento

 

A crise financeira sempre gerou uma oportunidade de mercado, como também uma oportunidade pessoal, e as pessoas ficam tão compenetradas no problema que a mente não sai de um foco negativo para outro positivo.

 

Entretanto se buscarmos um aperfeiçoamento será então diferente o que ocorrerá conosco, por isso o que chamamos de crise se tornará em oportunidade.

 

Mas para termos uma postura diferente é necessário uma procura, que deve partir de cada um individualmente e, sobretudo com objetividade a ser alcançado, pois sem ter uma direção será ineficaz o resultado que queremos obter.

 

Então partindo de um ponto em que a pessoa inicia uma busca de algo diferente, que os outros não têm, isso gerará uma oportunidade para o mercado descobrir o que se está mostrando.

 

Nós só iremos descobrir a oportunidade de mercado se estivermos atento à busca de novos nichos de mercados onde possamos encontrar uma oportunidade de negócios.

 

Mas e como faze-lo, é necessário está verificando no meio em que atuamos o que há de melhor, o que está acontecendo, e então você se inseri neste meio.

 

Se faz necessário a leitura e a participação de congressos e encontros, onde temos novas oportunidades de conhecer coisas e pessoas que irão influenciar em alguma decisão importante, porque o relacionamento pessoal ajudará muito nas oportunidades de novos negócios. Haverá sempre um gasto para estas participações, mas é preciso, pois haverá o retorno depois, e para se ter novas oportunidades, é necessário investimento, mas que logrará êxito futuro.

 

Muitas vezes é através da leitura de um livro ou a participação em um congresso que achamos à oportunidade, ou até alguém dá o lampejo necessário para descoberta de algo novo, que tanto se procurava para fazer parte daquela grande oportunidade de novo negócio, ou nova descoberta.

 

Lembro que em um congresso certa vez eu estava em busca de algo para inovar a minha profissão, e foi conversando com um colega de outro estado que ele sem perceber me deu uma idéia, e logo fui por em prática, e deu certo. É dessa forma que as coisas acontecem, mas se formos mais ativos, e procurar mesmo, é numa conversa que se descobre algo que se queria realizar.

 

Logo, procure se inovar seja a onde for, seja num congresso ou numa nova amizade ou no relacionamento por telefone, mas o ideal é se for pessoalmente, pois o lampejo será ainda melhor na descoberta.

 

Deve-se procurar saber o que está realmente acontecendo em sua volta, o que está havendo no mercado onde você está inserido, e então saber se o que está ocorrendo merece sua atenção e preocupação.

 

Se há problema de ordem financeiro no mercado se é necessário conter as despesas e enxugar outras, e ficar de olho no investimento com todo cuidado. Só assim conhecendo o que está acontecendo é que deve tomar a iniciativa que é preciso.

 

É através do conhecimento do que está acontecendo no meio em que atuamos que passamos a conhecer o que está ocorrendo e as conseqüências destes acontecimentos.

Procurar entender de que forma isso irá nos atingir, onde vai afetar e qual a profundidade dessa dificuldade e, sobretudo qual o tempo que irá durar isso que está ocorrendo; é somente depois de tudo isso, com estas informações que iremos refletir no que fazer e como agir.

 

Procurar pensar em como investir, ou de que forma se deve investir ou esperar passar a turbulência momentânea, e então tomar a iniciativa de poupar, mas em todo tempo poupar sempre foi necessário, porque são sabemos quando iremos precisar usar recursos que foram poupados anos antes de tais dificuldades.

 

Logo, o que temos como certeza que no tempo de crise as pessoas observadoras sempre descobriram algo novo, uma nova oportunidade ou uma nova fatia de mercado, e como conseqüência virá o retorno financeiro inesperado.

 

Às vezes até a pessoa que deseja uma oportunidade nova e diferente descobre no período de crise a oportunidade que estava à procura.

 

Portanto, não pare de se movimentar em tempo de crise, use todos os meios necessários para descobrir o novo ou a nova oportunidade; mas isso só virá se você for atento aos acontecimentos, faça acontecer e não espere acontecer, e “nada muda se eu não mudar” dito por Leyla Navarro em um congresso em Cachoeiro de Itapemirim no estado do Espírito Santo.

 

 

Conclusão

 

É em tempo de crise que descobrimos coisas novas, isto é, se formos em busca de novas oportunidades, pois estão perto de nós ou entre os amigos de profissão, ou numa leitura de um livro, pois em muito contribui para nosso crescimento pessoal e profissional.

 

No meio de uma crise financeira a nossa mente fica obrigada a pensar rápido em uma solução, e então passamos dia e noite em busca de resolver a questão financeira; mas se procurarmos mudar o foco ou a direção do que queremos, e se focarmos em buscar uma nova oportunidade, então as coisas acontecerão de forma diferente e a solução será encontrada.

 

É correto fazer uma poupança para o tempo de crise financeira, mas na verdade muitos não fazem, ou se fazem é muito pouco para suprir esta necessidade que surgi de repente; porém no momento da crise será necessário um investimento na busca da oportunidade, mas deve ser planejado e bem pensado, pois neste momento não deve acontecer mais nenhum erro de ordem financeira.

 

É necessário ficar atento ao mercado e ao que está ocorrendo e verificar com detalhes o que está havendo e se vai nos afetar e em que proporção isso nos atingirá.

 

A crise financeira é algo muito favorável para as pessoas, elas é que não pensam, pois ficam acomodadas boa parte da vida quando tudo está bem, mas quando surgi uma crise se apavoram e ficam sem saber o que fazer, mas se você por em disciplina sua vida e pensar melhor verá que uma crise só traz coisas boas para sua vida.

 

Às vezes não despertamos para algo na vida e que no momento da crise começamos a vê e a descobrir algo novo; tudo porque a mente acomodada não pensa, mas quando somos forçados a pensar se inicia um processo novo de descobertas novas e eficazes, e, sobretudo que traz crescimento profissional e pessoal.

 

Portanto vá em busca de coisas novas em todo tempo, porque no tempo da crise você terá sempre uma saída para situação financeira, e não ficará sem expectativa de alcançar o sucesso profissional que deseja.

 

É através de investimento profissional que temos acesso a novas oportunidade de mercado, por exemplo, um curso de pós-graduação que abre novas fronteiras e amplia a visão de novos negócios.

Participe de encontros e congressos, pois é no meio em que atuamos que surgi o lampejo tão esperado para alavancar a profissão para uma situação melhor e desejável.

 

A melhor poupança que o profissional faz é em investir na educação e no conhecimento, pois abre novas fronteiras e oportunidades, esta é a busca que funciona de maneira eficiente na vida profissional.

 

Devemos prezar pela ética profissional, pelos bons princípios e costumes, zelando pelo respeito ao próximo seja quem for, porque é importante para o profissional se colocar no mercado de forma sábia e prudente.

 

É somando conhecimento e boa conduta, e principalmente buscando no meio em que estamos insertos a possível solução para superar a crise.

 

Também é necessário está atento ao mercado e o que está acontecendo e refletir o que ocorre e se irá trazer alguma dificuldade para você profissionalmente.

 

Após toda uma análise e reflexão pessoal você terá que tomar uma decisão e isso depende de você mesmo, ninguém vai tomar decisão por você; mas tenha toda segurança necessária para tomar uma decisão, entretanto se errar procure outra saída, mas seja rápido, não fique lamentando o que não conseguiu obter êxito; parta em busca de outra oportunidade lembre-se do ratinho está na história do livro quem mexeu no meu queijo, preconizo a leitura para você.

 

Outra coisa, não fique pensando negativamente que errou, pois como disse Leyla Navarro num congresso em Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo, que “acertar é humano”, pois houve um aprendizado para você, e da próxima vez com certeza irá acertar.

 

E por fim nós estamos sempre aprendendo algo novo e ficando mais experiente, mas ressalto com bastante ênfase que em tempo de crise aprendemos muito mais; do que quando tudo está muito bem, por que quando há comodismo não temos crescimento, e a crise enaltece aquele que quer algo novo, e uma nova oportunidade.

 

Haverá em todo tempo uma nova oportunidade, mas só descobrimos quando o mundo passa por uma crise financeira ou as pessoas estão vivendo um momento difícil financeiramente.

 

Portanto a crise financeira tem mais seu lado positivo do que negativo, porque traz sempre uma novidade para as pessoas. Busque sua fatia de mercado e achará.   

 

A crise financeira não é uma dificuldade, mas uma oportunidade para aprendermos mais e melhor, e encontrar as soluções dos problemas financeiros.

 

 

* Bacharel em ciências contábeis e pós-graduado. Perito Judicial titular do escritório: Contafas Consultoria e Assessoria Contábil.

 

Compare preços de Dicionários Jurídicos, Manuais de Direito e Livros de Direito.

Como citar e referenciar este artigo:
SANTOS, Francisco de Assis dos. A Crise é uma Oportunidade de Desenvolvimento Profissional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/a-crise-e-uma-oportunidade-de-desenvolvimento-profissional/ Acesso em: 29 mar. 2024